Governo do Estado inaugura obras em Anchieta e autoriza reurbanização de orla da Praia de Costa Azul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou, nesta terça-feira (30), as obras de construção de muro de contenção e de pavimentação de rua no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta. O investimento total foi de R$ 2.180.791,42. Também foi dada Ordem de Serviço para reurbanização da Orla da Praia de Costa Azul, no balneário de Iriri.

A inauguração e a assinatura foram realizadas pelo governador Renato Casagrande, em solenidade virtual, transmitida pelas redes sociais. O evento virtual teve a participação da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; de secretários de Estado; do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; dos deputados estaduais Alexandre Quintino, Emilio Mameri, José Esmeraldo e Marcelo Santos; além de vereadores e lideranças do município.

Para o governador Casagrande, as duas obras são importantes para os moradores de Anchieta e também para o turismo local. “Sempre digo que se o morador estiver feliz com o local onde vive, os turistas serão bem recebidos. É mais qualidade de vida para quem mora e mais beleza para quem visita. Por conta da pandemia, a indústria do turismo tem sofrido, mas quando retornar no ‘novo normal’ uma estrutura melhor pode gerar mais atividades e oportunidades. Esse investimento reconhece a importância de Anchieta, que é a nossa capital estadual da moqueca”, destacou.

Obras

O antigo muro de contenção que margeia o trecho da Avenida José Carone, localizado no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta, foi destruído pelo avanço do mar, em setembro de 2015. Desde então, a região foi sofrendo erosão e a situação ficou cada vez mais crítica, a ponto da prefeitura decretar situação de emergência em agosto de 2017.

Foram tomadas medidas de caráter paliativo, como a interdição do tráfego de veículos no trecho em questão e a colocação de pedras, para amenizar o problema, mas os moradores ainda ficavam apreensivos, principalmente em tempos de ressaca de marés. A obra soluciona este problema. Ao todo, foram construídos 2.880 metros quadrados de pavimentação com blocos de concreto, 480 metros de meio-fio e 480 metros de muro de concreto.

“Com o novo muro de contenção construído, os problemas com o avanço do mar foram sanados e a via foi recuperada e pavimentada. A força das ondas é contida pela estrutura, trazendo segurança aos moradores, pedestres e veículos que ali circulam”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Ordem de Serviço

A Praia de Costa Azul é a principal do balneário de Iriri, em Anchieta. Sua orla conta com grande número de edificações e comércios locais, que contribuem para o desenvolvimento da região.  O projeto do Estado prevê a revitalização urbana do espaço, com drenagem e nova pavimentação das ruas das extremidades norte e sul. O investimento previsto para a obra é de R$3.225.461,19.

Também está prevista a implantação de módulos de quiosque e banheiro público, área para descanso e contemplação,  iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, instalação de lixeiras, bicicletários e novas construções de muros de arrimo para rampas e escadas de acesso à praia, respeitando as normas de acessibilidade.

“A obra beneficiará os mais de 14 mil habitantes do município, além dos visitantes que movimentam e fortalecem o turismo e a economia local”, afirmou o secretário Marcus Vicente.

Leia mais

Ufes prorroga até 31 de julho a suspensão de atividades presenciais

Atividades administrativas continuarão sendo realizadas de forma remota, bem como os projetos realizados por grupos de pesquisa, orientação e defesas de teses.

Comerciantes de Cachoeiro realizam carreata pela reabertura do comércio

Com direito a trio elétrico e hino nacional...

População de Barra de São Francisco está aderindo ao uso de máscaras após confirmação do coronavírus

Após a confirmação do primeiro caso do coronavírus em Barra de São Francisco, nesta terça feira, 28/04/2020, muitos moradores que não faziam o uso...

Parque Estadual de Itaúnas está fechado para visitação e turismo

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no...

Leia também

ES: instrutor de tiros morre após disparo acidental contra o próprio peito no dia do aniversário

Um instrutor de tiros de 29 anos morreu na noite desta segunda-feira (13) após disparar acidentalmente contra ele mesmo. No momento do acidente, o instrutor...

Secretaria de Saúde amplia critérios de testagem em massa no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (13), a Nota Técnica COVID-19 Nº53/2020, que atualiza as definições de casos e critérios para...

Advogada capixaba afirma ter sido presa e agredida por policiais em delegacia

Caso teve início quando a profissional foi à delegacia em Vitória para atender um cliente preso em uma operação da PM. Para representante da...

Guidoni divulga nota sobre acidente que matou Jeeam Caseli na pedreira de Barra de São Francisco

O Grupo Guidoni divulgou uma nota sobre o acidente que provocou a morte de um funcionário e deixou outros dois ferido na pedreira de...