Governo do Estado inaugura dez leitos de UTI no Hospital Silvio Avidos para combate da Covid-19

Foto: Amarelo Nardoto/Divulgação

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na tarde desta terça-feira (19), dez novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento aos casos do novo Coronavírus (Covid-19), no Hospital Maternidade Silvio Avidos, em Colatina. Os leitos foram entregues em parceria público-privado do Estado com a empresa Luz e Força Santa Maria, de Colatina, que viabilizou o serviço de adequação do espaço e contou com o aporte financeiro de R$ 186.298,20.

De acordo com Casagrande, a inauguração amplia os leitos disponíveis no Silvio Avidos, que é um importante hospital na região noroeste do Estado. “Estamos abrindo a cada semana mais leitos de UTI. Ainda estamos em uma fase de crescimento do vírus e a cada dia temos um número significativo de contaminados e de pessoas perdendo a vida. O que tem de diferente aqui no Espírito Santo é que nos preparamos desde janeiro para que pudéssemos ter mais estrutura, mais leitos e mais parcerias com hospitais filantrópicos, hospitais privados e empresas”, disse.

Casagrande ressaltou a importância de a população manter o distanciamento social para evitar a expansão do coronavírus. “Tivemos uma reunião nesta manhã com os prefeitos e tratamos da necessidade de um trabalho de convencimento das pessoas para que se mantenham isoladas e com o distanciamento para que não se tenha um colapso na rede pública de saúde”, afirmou.

Também participaram da solenidade, que aconteceu por meio de videoconferência, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; os deputados federais Paulo Foletto, que hoje é secretário de Estado da Agricultura, e Josias Da Vitória, que é líder da bancada capixaba no Congresso; o deputado estadual Renzo Vasconcelos; a subsecretária de Estado de Assistência em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva; a superintendente de Saúde da Região Central, Cybeli Pandini; além de representantes do hospital e da empresa.

Para o secretário Nésio Fernandes, o trabalho de entes privados e públicos diante do cenário atual faz a diferença. “Muito nos orgulha ver como a sociedade capixaba se une ao Governo do Estado e ao Sistema Único de Saúde para poder enfrentar e se preparar para poder fazer grandes entregas e salvar vidas”, comentou.

Já o diretor-geral do Hospital Maternidade Silvio Avidos, Almiro Schimidt, destacou que, além da adequação do espaço físico, a empresa também ajudou com doação de equipamentos para a unidade. “Além do serviço de adequação do espaço, que anteriormente atendia à pediatria, e que fora transferida para o Hospital Maternidade São José, a empresa nos doou 10 camas elétricas para uso de UTI; uma central de monitorização médica e o sistema de climatização, que nos ajudará no combate à Covid-19”, explicou.

De acordo com Schimidt, a previsão é de que até final de junho, o Hospital possa contar com 51 leitos exclusivos para o atendimento da Covid-19, entre UTI/COORTE COVID, Isolamento/Covid e Enfermaria/Covid.

Doações de EPIs

A ajuda tem chegado ao Hospital Maternidade Silvio Avidos também por meio de doações de instituições privadas da região. Nos últimos dias, a unidade recebeu do Rotary Club de Colatina – São Silvano cerca de 150 Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), entre protetores faciais, toucas e óculos de proteção.

Da Aspen Industria Farmacêutica, a unidade recebeu a doação de sabonetes antisséptico, aventais, luvas, máscaras N95 e álcool em gel. A Frisa Frigorífico Rio Doce doou equipamentos de ar-condicionado para o hospital, além de nove beliches e 18 colchões que serão destinados para o descanso dos profissionais da saúde.

Leia mais

Senado aprova, em primeiro turno, adiamento das eleições para novembro

Por 67 a 8 votos, os senadores acabam de aprovar, em primeiro turno, a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro (primeiro...

Secretaria da Saúde divulga 37º boletim da Covid-19

O Espírito Santo tem 166 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até este sábado (4). Foi...

Pesquisa vai utilizar plasma sanguíneo em pacientes infectados com Covid-19

  Voluntários estão divididos em três grupos: um grupo recebe 200 ml de plasma, outro grupo, 400 ml, e outra parte não recebe o plasma. –...

Leia também

Homem é preso após tentar assaltar policial de férias em Nova Venécia

Um jovem de 22 anos foi preso pela PM após tentar assaltar um militar na noite deste sábado (26), no bairro Aeroporto, em Nova...

Mulher não aceita fim de relacionamento e pula sobre carro em Barra de São Francisco; vídeo

Uma cena de ciúmes movimentou o centro de Barra de São Francisco/ES, no trecho próximo ao Restaurante A Salutte, neste domingo, 27. Uma mulher,...

PM apreende arma de fogo no interior de Nova Venécia

Na tarde deste sábado (26), militares da Força Tática do 2° batalhão apreenderam uma arma de fogo no interior de Nova Venécia. Uma pessoa...

Homem é assassinado com golpes de arma branca e tem crânio esmagado no interior de Conceição da Barra

Um homem, de 37 anos, foi morto, na madrugada desse sábado (26), no bairro São Jorge, na localidade de Braço do Rio, interior de...