Governo do Estado entrega projetos e ações para incremento do turismo capixaba

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou importantes entregas e anúncios para o turismo capixaba. Uma solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta quarta-feira (30), marcou o anúncio dessas ações. Foram lançados o produto “Cafés Especiais Turísticos do Espírito Santo” e o novo Mapa do Turismo, além da divulgação dos empreendimentos selecionados que vão receber a consultoria em Turismo de Experiência, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

No evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, também assinou o Projeto de Lei que prevê a doação do prédio do antigo Hotel Imperador para a Prefeitura de Domingos Martins. Também foi anunciada a realização da Feira dos Municípios do Espírito Santo, que vai acontecer entre os dias 19 e 23 de maio, no Parque da Prainha, em Vila Velha.

Em sua fala, Casagrande destacou a importância do setor do turismo para o Espírito Santo. “Estive em São Paulo nesta semana e uma pessoa veio me contar que veio conhecer a região do Caparaó, pois é apaixonada pelos cafés da região. O turismo forma uma marca do Estado. Nossa paisagem é linda, nossa riqueza natural é maravilhosa e nossa culinária é outro atrativo. Turismo tem a ver com cultura, meio ambiente e infraestrutura. Por isso que o Espírito Santo foi o segundo estado que mais investiu em infraestrutura no Brasil”, afirmou.

O governador prosseguiu: “Vamos seguir trabalhando as ações do governo de forma integrada. Quando fazemos investimentos, é preciso pensar em todas as áreas. Muitas pessoas viajam somente para locais que têm boa estrutura de saúde, boas estradas e uma boa culinária. Por isso trabalhamos sempre o turismo de forma integrada”.

Entregas

Atendendo à demanda do mercado produtivo, a Setur e gestores municipais de turismo reuniram, em formato e-book, uma seleção de empreendimentos que estão organizados para receber turistas, não só para degustar o café especial capixaba, mas para que vivenciem as etapas de produção deste produto que é destaque nacional pela qualidade. 

“Hoje foi um dia muito especial. Fizemos entregas que são resultado da integração do Governo com as prefeituras e o setor produtivo. Lançamos esta seleção de empreendimentos, uma demanda das agências de viagens nacionais, com o objetivo de inserir nos roteiros comercializados para nosso Estado estes espaços, atraindo para o Espírito Santo turistas interessados em conhecerem não só o café, mas todas as suas etapas de produção”, frisou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

A secretária anunciou que 60 empreendimentos turísticos com vocação para a oferta de Turismo de Experiência vão receber uma consultoria da Setur e do Sebrae, visando à criação de novos produtos. “A partir de atrativos e potenciais turísticos já existentes, aumentando a oferta e potencializando a experiência do turista no nosso Estado. Essa ação atende à demanda do setor que, cada vez mais, busca roteiros que dão aos turistas a oportunidade de uma vivência diferenciada nos destinos”, complementou.

Foram selecionados empreendimentos nas diferentes Regiões Turísticas, abrangendo Cafés Especiais; Cervejas Artesanais; Produtos do Agroturismo; Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas; Observação de Aves e Turismo Religioso.

Ainda em parceria com o Sebrae, foi anunciada a integração do eixo turístico no Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae-ES. O programa está em 77 municípios do Espírito Santo e, com a inserção desse eixo, será trabalhada a estruturação da gestão e da governança para o Turismo, além do direcionamento estratégico.

Oportunidade

Buscando a qualificação da mão de obra na prestação de serviços ao turista, a Secretaria de Turismo anunciou 860 vagas em cursos de capacitação. Os treinamentos vão priorizar os eixos de gastronomia, guiamento e hotelaria. Para fortalecer ainda mais o setor, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma, lançou o Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, para o qual serão ofertadas em breve cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. 

Mapa do Turismo

Resultado do trabalho da Secretaria de Turismo, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), com os gestores municipais, o novo Mapa do Turismo conta com 67 municípios, 13 a mais que a edição anterior. Além disso, pela vocação que tem, o município de Alfredo Chaves passa a compor a região Turística Montanhas Capixabas. Ao todo, o Espírito Santo conta com dez regiões turísticas.

Hotel Imperador

O Projeto de Lei que prevê a doação do prédio histórico onde funcionou o Hotel Imperador, na sede de Domingos Martins. A doação ao Município vai permitir maior autonomia da gestão local na busca de propostas que conjuguem a preservação e a manutenção do uso público e cultural do bem tombado, com o aproveitamento de todo o potencial turístico do imóvel.

Casa do Artesão no Saldanha da Gama

Em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha da Gama) vai contar com um espaço para o artesanato capixaba, que será instalado na área externa térrea da edificação e será integrado à praça do Forte. A “Casa do Artesão” vai integrar o atrativo turístico que, além de sediar futuramente a Secretaria de Turismo, contará com museu, restaurante e cervejaria. 

Concurso Intervenção ArtísticoUrbana

Durante o evento, foi apresentado o painel vencedor do concurso para a execução de Intervenção Artístico-Urbana na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. A proposta vencedora implantada vai receber como prêmio o valor de R$ 180 mil. O painel vencedor, denominado “Espírito Santo – terra de encantos”, foi criado pelo coletivo Locomotipo, formado pelos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexsandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta.

Cidade Administrativa

Ainda durante o evento, a secretária Lenise Loureiro apresentou os resultados do projeto Cidade Administrativa, no Centro de Vitória, contemplado no Plano Estratégico do Governo do Estado. O objetivo do projeto é concentrar no Centro da Capital o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização da região.

Já estão na região central da Capital as sedes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Rede Abraço, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi).

Para o ano de 2022, a previsão é de que sejam instalados no Centro de Vitória a Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), o Hub Criativo, da Secretaria da Cultura (Secult), e a Secretaria de Turismo (Setur) na Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha).

O Governo do Estado trabalha ainda para que, em 2023, a Rádio Espírito Santo seja transferida para o Teatro do Centro Cultural Carmélia, com a TV Educativa (TVE-ES), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) se instale no Edifício Valia.

Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Fabricio Noronha (Cultura) e Marcelo Calmon (Gestão e Recursos Humanos); o prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; o deputado estadual José Esmeraldo; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; além de dirigentes de autarquias e lideranças do setor do turismo.

Leia também

Estabelecimento comercial é furtado no interior de Nova Venécia

Um estabelecimento comercial foi furtado na madrugada desta terça-feira, dia 17, no Córrego da Penha, zona rural de...

LEITE HUMANO: Saúde lança campanha para aumentar em 5% número de doações

Para incentivar o aumento das doações e abastecer os estoques dos bancos de leite humano em todo Brasil,...

ALIMENTOS: Projeto que facilita irrigação para produção visa driblar estiagem

Definir obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal como de utilidade pública é garantir um diferencial na...

Ciclone pode atingir Sul do Brasil com ventos superiores a 100 km/h

  Desde a tarde de segunda-feira (16), Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta para os...

Zagueiro Nicolas, da base do Fluminense do RJ, já está em Barra de São Francisco para a disputa da Copa Norte

O zagueiro Nicolas (foto), que era da base do Fluminense do Rio de Janeiro, 21 anos, chegou na...