Governo do Estado abre mais 12 leitos para tratamento da Covid-19 na Capital

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (24), a abertura de mais 12 leitos destinados exclusivamente para o atendimento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19). Os novos leitos serão disponibilizados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Serão cinco novos leitos de enfermaria e sete novos leitos de UTI na unidade, que disponibilizará ao todo 27 leitos para tratamento da doença. A expansão é mais uma ação do Programa Estadual “Leitos para Todos”, por meio da contratualização com o hospital no valor de R$ 428.467,50 por mês.

Durante o anúncio realizado em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Casagrande destacou o empenho do Governo do Estado na abertura de mais leitos de UTI, em resposta ao avanço da pandemia em todo País. “Na parceria com a Santa Casa, chegamos agora a 12 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria exclusivamente para Covid. Estamos fazendo um esforço gigantesco para abrir leitos. Temos 819 leitos de UTI Covid-19 e mais 784 leitos de enfermaria em todo o Estado. Estamos dia a dia buscando abrir novos leitos e pedimos que todos compreendam que estamos no limite da expansão de leitos”, pontuou.

O governador lembrou que os hospitais privados estão operando no limite, ao passo em que o sistema público também está chegando ao nível máximo de ocupação. “Esse momento exige o apoio e o envolvimento de todos para que possamos salvar vidas. Estamos vivendo o pior momento da pandemia. Com a adesão da população à quarentena, vamos conseguir continuar dando atendimento a todos”, destacou Casagrande.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, reforçou a importância dessa nova expansão de leitos na unidade. “Com a celebração deste novo contrato, passamos a dispor no total 12 leitos de UTI para nos auxiliar no tratamento dos casos graves da Covid-19”, disse.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Leia mais

Leia também