Governo do Estado abre 20 mil vagas de formação continuada para profissionais das redes municipais de ensino

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), abriu 20 mil vagas de formação continuada em “Ensino Híbrido e Metodologias Ativas”, exclusivas para os profissionais da educação das redes municipais de ensino do Espírito Santo. O período de inscrição tem início nesta sexta-feira (30), e segue até o dia 10 de maio, pelo link https://forms.gle/igDYB9bJibZ81Wyw5

A ação formativa será conduzida pelo Centro de Formação dos Profissionais do Magistério (Cefope), em parceria com o Programa Sedu Digital e com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). 

A formação visa à melhoria dos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, utilizando estrutura única de fornecimento de material estruturado, formação continuada, currículo e avaliação, e se coloca como apoio aos municípios na qualificação dos profissionais para atuação na educação neste momento de pandemia. 

Sobre a formação: 

– Nome do curso/formação: Ensino Híbrido e Metodologias Ativas (turma 2/2021); 

– Período de inscrição: 30/04 a 10/05/2021; 

– Link de inscrição: https://forms.gle/igDYB9bJibZ81Wyw5

– Carga horária: 80 horas; 

– Período da formação: 18/05/2020 a 30/07/2021; 

– Modalidade: 100% on-line e autoinstrucional – no Portal de Cursos da Sedu; 

– Público-alvo: profissionais da educação em exercício nas redes municipais de ensino (professor e demais integrantes da equipe pedagógica); 

– Certificação: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope). 

Estrutura da formação: 

1º Tópico: Ensino Híbrido – As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com ênfase na cultura digital e nas competências socioemocionais; O que é ensino híbrido?; Conheça a sala de aula invertida. 

2º Tópico: Metodologias Ativas – O que são metodologias ativas?; Ensino baseado em competências. 

3º Tópico: Conheça as Principais Metodologias – Aprendizagem personalizada; Design thinking; Aprendizagem baseada em projetos; Aprendizagem baseada em problemas; Aprendizagem entre pares. 

 

Dúvidas, entrar em contato com as técnicas responsáveis: Tatiana Bonomo de Souza (tbsouza@sedu.es.gov.br) e Amanda Dasilio (adasilio@sedu.es.gov.br) 

Telefone: (27) 3636-7820. 

 

Leia mais

Leia também