Governo do Espírito Santo inicia coletas do inquérito sorológico escolar

O Governo do Espírito Santo, por meio das Secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), começou a primeira etapa do inquérito sorológico escolar. O objetivo é estimar o percentual de estudantes e trabalhadores da área da educação infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Os municípios selecionados que trazem a representação populacional capixaba são: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

A pesquisa já foi iniciada e concluída pela Sesa no município de Cachoeiro de Itapemirim. Nos demais municípios, a pesquisa começa a partir desta segunda-feira (5).

Dos 13 municípios, foram sorteadas 86 escolas. Nelas serão testados, aproximadamente, 3.400 professores, 2.300 funcionários e cerca de 5.065 alunos, que também foram sorteados – entre aqueles os quais a família demonstrou interesse em participar.

De acordo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a iniciativa vai possibilitar uma fotografia do contágio da doença no período pré-escolar.

“Vamos acompanhar a evolução e o comportamento da pandemia da Covid-19 com o inquérito. Já reunimos as condições sanitárias, com a queda sustentada dos casos graves e dos óbitos e vamos retomar as atividades escolares respeitando os protocolos”, destacou.

Dentro das unidades escolares sorteadas, estarão presentes equipes municipais da saúde para a realização da coleta de sangue a ser utilizada para os testes sorológicos. As crianças, adolescentes e os servidores terão seus horários agendados para o dia de coleta.

Antes do procedimento, os participantes e o responsável pelo menor responderão um questionário realizado pelos profissionais da saúde do município ou designados que abordará os dados demográficos, clínicos e epidemiológicos, tais como sintomas recentes, local onde mora, os cuidados relacionados ao uso da máscara, por exemplo.

O material biológico será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), em Vitória, sendo os testes realizados e processados tanto pelo Lacen/ES, quanto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Um caminhão consultório equipado para funcionar como uma unidade de saúde itinerante – contendo dois consultórios e um posto de coleta de exames – será disponibilizado pela Sesa durante o inquérito.

O veículo irá favorecer a ampliação dos postos de coleta nos municípios envolvidos no inquérito sorológico escolar e ficará estacionado em locais estratégicos, conforme a programação e necessidade de cada município para atender a comunidade escolar. O caminhão consultório também poderá ser usado durante a realização do Censo.

Além do inquérito sorológico escolar, o Governo do Estado também está realizando uma outra estratégia de enfrentamento e monitoramento da pandemia da Covid-19, destinada a todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação, o censo sorológico.

O objetivo do Censo é fazer um mapeamento de 100% dos profissionais da Rede Estadual de Educação que entraram em contato com o vírus no Espírito Santo.

Já participaram os municípios de Alto Rio Novo, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, com um total de 612 amostras.

A expectativa é de que 18 mil profissionais da Rede Estadual participem do Censo, nos 78 municípios do Estado.

Assim como o Inquérito, as amostras coletadas passarão por testes sorológicos pelo método de quimioluminescência (redução de luz), encaminhadas ao Lacen e realizados e processados tanto pelo Lacen quanto pela Fiocruz.

 

Leia mais

Maranhão e Mato Grosso do Sul podem ter R$ 20 mi para construção de Unidade da Mulher e elaboração de estudos ambientais

O governo federal encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional para a abertura de crédito especial de R$ 20 milhões a serem distribuídos...

Prefeitura de Barra de São Francisco suspende aulas da rede municipal de ensino

SUSPENSÃO COMEÇA A VALER NESTA TERÇA (17) Seguindo o planejamento apresentado pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria...

Contratos inspecionados já correspondem a 92% dos recursos gastos para o combate à Covid-19

As ações de controle realizadas por auditores do Estado nos processos de compras emergenciais para o...

Família perde tudo após casa pegar fogo em Nova Venécia

Uma família perdeu tudo o que tinha dentro de sua residência após o imóvel pegar fogo na manhã deste sábado, dia 27, no bairro...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...