Governo do Espírito Santo entrega obras do Portal do Príncipe

Compartilhe

 

O Governo do Espírito Santo inaugurou as obras do Portal do Príncipe, descritas pelo estado como um marco para a mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As intervenções na chegada sul da capital Vitória criaram novos espaços de convivência, lazer e esporte na região.

Entre as mudanças está a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória.

Já a Rua Beresford Martins Moreira, que teve o sentido de circulação alterado, também conta nova pista de concreto, novas calçadas e ciclovia.

Durante as obras, a Ponte Seca foi utilizada para a saída de caminhões do Porto de Vitória. Com o fim das intervenções, a ponte passa a ter circulação exclusiva para pedestres e ciclistas.

“Estamos entregando uma importante obra de mobilidade urbana para a Região Metropolitana. Vai embelezar a entrada de Vitória, vai ajudar no fluxo dos veículos que chegam de Vila Velha, Cariacica e da região Sul do nosso estado. Serão seis faixas na Avenida Alexandre Buaiz, uma praça para crianças repleta de brinquedos e outra para os cachorros, além de um campo society, equipamentos para se exercitar e uma das pistas de skate e BMX mais modernas do país. Um local para que os moradores possam ocupar, seja para o lazer, como para interação. Assim vamos melhorando ainda mais a qualidade de vida dos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande (PSB).

Outra mudança é o novo acesso para a região de Santo Antônio, que já está sendo utilizado pelos motoristas desde janeiro. Antes, o motorista precisava acessar a Ponte Seca para fazer o retorno para Santo Antônio. Com a liberação da nova pista, os motoristas podem fazer o retorno acessando a nova alça, já na descida da Segunda Ponte, pela faixa da esquerda.

Também foram realizadas intervenções em frente ao Palácio Anchieta para melhorar a organização do trânsito na parada de ônibus existente no local. Agora, os coletivos vão poder fazer a parada em uma baía, não sendo mais necessário interromper o fluxo da via.

A Praça José Luiz Gobbi foi entregue em outubro e tem playground infantil, localizado na parte central, em nível abaixo das ruas, para maior proteção das crianças. O playground conta com os brinquedos casinha com escorregador, gangorras, cestão, ponte pênsil e balanço. O piso é todo emborrachado. Além disso, os cães ganharam um espaço dedicado a eles, no espaço Pra Cão, que conta com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto.

Já a academia ao ar livre conta com equipamentos em inox do tipo multiestação, com simulador de cavalgada triplo, simulador de caminhada triplo, pressão de pernas e rotação vertical. Os pergolados têm mesa de jogos xadrez e mesa de piquenique e banquetas. Na praça também foram plantadas novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local.

Foi construída ainda a Praça Mário Gurgel, localizada entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando essas duas importantes vias, a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça, que conta com uma quadra Society.

A praça esportiva também conta com pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta), com uma área de 1.021,78 metros quadrados e dois ambientes: o Bowl com, aproximadamente, 320 metros quadrados vai ter rampas e alturas que variam de 1,30 metros a 1,65 metros; e o Street, que terá uma área de, aproximadamente, 700 metros quadrados com vários obstáculos, como palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos.

Ponto de ônibus Inteligente

Os três novos abrigos de videomonitoramento e inteligência estão localizados na Avenida Nair de Azevedo, em cima do viaduto Gilson Felix e em frente ao Palácio do Governo (abrigo de três módulos). Os abrigos instalados proporcionam melhorias na segurança, com a utilização de inteligência artificial por meio de videomonitoramento, podendo haver o analítico de reconhecimento facial, detecção de movimento e detecção de aglomeração de pessoas. Sistema similar ao que existe atualmente nos terminais.

Ainda por meio das câmeras instaladas nos abrigos, haverá monitoramento interno e externo do usuário do sistema. O abrigo também vai disponibilizar sinal de internet via rede wi-fi. Todos os abrigos têm o botão de pânico, que pode ser acionado em situações emergenciais para a comunicação com a central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

 

Governo do ES entregou obras do Portal do Príncipe, em Vitória — Foto: Divulgação/Governo do ES

Governo do ES entregou obras do Portal do Príncipe, em Vitória — Foto: Divulgação/Governo do ES

Leia também

Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense visita o Fortaleza

O Fluminense visita o Fortaleza, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (22) no estádio do...

MOBILIDADE URBANA: MDR debate importância do transporte público sobre trilhos

O Ministério do Desenvolvimento Regional está trabalhando para apoiar o transporte público coletivo sobre trilhos. As ações incluem programas...

BB firma acordos e anuncia programa focado em reduzir emissão de gases

Para colaborar com a meta global de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o Banco...

Três pessoas são presas em Boa Esperança

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação policial que culminou com a prisão de três pessoas...

Biblioteca recebe alunos da rede municipal para sessão de cinema

  A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação, estão...

Santos vai participar da 16º Copa Norte que se inicia neste sábado (28)

Os jogadores do Santos de Barra de São Francisco, se apresentaram ao técnico e supervisor da equipe, Marcelo...

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta quarta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (25) com queda de 0,88% no preço...