Governo do Espírito Santo divulga 101º Mapa de Risco Covid-19

Compartilhe

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (1ª), o 101º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (04) até o próximo domingo (10). Em decorrência do avanço na vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19), mais duas microrregiões (Caparaó e Centro-Oeste) passaram a ser classificadas em Risco Muito Baixo. Agora, o Estado tem 44 municípios em Risco Baixo e 34 municípios em Risco Muito Baixo.

De acordo com a Portaria da Secretaria da Saúde (Sesa), serão classificadas em Risco Muito Baixo as microrregiões que alcançarem 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Alegre, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

 

Leia também

Palmeiras derrota Juventude e se aproxima da liderança do Brasileiro

Em uma noite muito fria em Caxias do Sul, o Palmeiras derrotou o Juventude por 3 a 0,...

ConcreationLab: Projeto oferece oportunidade para empreendedores do DF

O laboratório CocreationLab está com seleção aberta para empreendedores que desejam desenvolver os próprios negócios. O programa funciona...

Presidente participa da Marcha para Jesus em Curitiba

O presidente Jair Bolsonaro participou neste sábado (21), em Curitiba, da Marcha para Jesus. O evento organizado por grupos evangélicos...

Motorista embriagado bate em muro de chácara e acaba preso pela PM

Um jovem foi detido após dirigir embriagado e bater no muro de uma chácara, na manhã desta terça-feira,...

Francisquense Diguinho é campeão de Jiu-Jitsu na categoria Master 1 no Vale do Aço

O lutador francisquense de Jiu-Jitsu, Rodrigo Rodrigues Pereira (Diguinho) participou neste domingo, 22, em Timóteo, no Vale do Aço,...

Ações do Projeto Avivar avançam com Roda de Conversa

O Projeto Avivar, implantado há três meses em Barra de São Francisco avança a cada dia com novos...

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bi do governo por arrecadação com leilão do pré-sal

Estados e municípios receberam, nesta sexta-feira (20), repasse de R$ 3,67 bilhões do Governo Federal pela arrecadação com...