Em uma nova portaria, publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial, o governo do Espírito Santo ajustou o esquema de funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais em cidades com risco alto para a Covid-19.
Com isso, o atendimento presencial nesses locais, que até então só podia acontecer de segunda a sexta-feira, também poderá ocorrer aos sábados até, no máximo, 16 horas.
De acordo com a nova publicação, que é assinada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante a semana, o horário de abertura das lojas permanece limitado até as 20 horas.
Já no domingo, a entrada de clientes segue proibida. As mesmas regras se aplicam aos restaurantes que funcionam dentro desses estabelecimentos.
De acordo com o último mapa de risco divulgado pelo governo estadual, seis cidades capixabas estão em risco alto para a contaminação pelo coronavírus: Ecoporanga, Mantenópolis, Marilândia, Ibiraçu, Domingos Martins e Anchieta.
Outras 48 cidades, incluindo as da Grande Vitória, continuam com risco moderado para a transmissão da doença e, por isso, possuem normas de funcionamento mais flexíveis até o momento.
No entanto, o governador Renato Casagrande, em entrevista à rádio CBN Vitória, indicou que há uma tendência de que os municípios da Grande Vitória voltem a ser classificados com risco alto em função do aumento do número de casos da Covid-19 e de mortes.
Funcionamento de estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais e shopping centers
- De segunda à sexta-feira – até as 20 horas
- Aos sábados – até as 16 horas
- Domingos – Não abrem
Funcionamento de restaurantes (inclusive os de shopping center), lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas
- De segunda à sexta-feira – até as 20 horas
- Aos sábados – até as 16 horas
- Domingos – Não abrem
- É proibido o consumo presencial de bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência.
Funcionamento de bares
- Não abrem
Funcionamento das academias
- Liberação apenas das atividades não aeróbicas