Governo do Espírito Santo anuncia criação 31 escolas de tempo integral

A partir de 2021, a rede pública do Espírito Santo contará com mais 31 escolas de ensino em tempo integral, que passarão a funcionar em 15 municípios do interior do Espírito Santo. Com isso, serão criadas mais 9.195 vagas de tempo integral.

A expansão da rede de ensino em tempo integral, que amplia a jornada dos alunos nas escolas, foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande juntamente ao secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo.

“(Com a ampliação) nós chegaremos a 49 municípios com escolas em tempo integral e chegaremos a um total de 93 unidades com ensino integral”, explicou o governador.

Segundo ele, os municípios incluídos na expansão são: Santa Maria de Jetibá, Castelo, Atílio Vivácqua, Pancas, Itarana, Marilândia, Irupi, Apiacá, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, João Neiva, Ibiraçu, Nova Venécia, Pinheiros e Conceição da Barra.

O secretário de Educação, Vitor de Ângelo, destacou ainda que 17 das 31 novas unidades contarão também com cursos técnicos para os jovens.

Os tipos de curso, por sua vez, também serão ampliados. Entre as novidades, estão cursos como os de comunicação visual, controle ambiental, informática, modelagem de vestuário, multimídia, química, rede de computadores, segurança do trabalho, teatro e vendas.

Outra novidade anunciada exclusivamente para 2021 é a criação do quarto ano do Ensino Médio, que será uma opção para que os alunos que finalizarem o terceiro ano em 2020 possam reforçar o aprendizado em 2021.

A oportunidade, segundo de Ângelo, servirá para os alunos que se sentiram prejudicados em razão da pandemia da Covid-19, que interrompeu as aulas. No entanto, seu principal objetivo é contribuir com a preparação dos jovens para a realização do Enem em 2022.

“Temos o Enem agora em janeiro, mas, de certa maneira, prejudicado pelas circunstâncias. Sabemos e precisamos reconhecer isso, O próximo Enem será em 2022. O quarto ano terá essa vertente preparatória para esse exame tão importante, que é o ingresso dos alunos do em para o ensino superior”, destacou o secretário.

 

Leia mais

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 10/06/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta quarta-feira (10), mais uma reunião da Sala de...

Espírito Santo tem crescimento nas importações e alcança 8º lugar no ranking nacional

O Espírito Santo alcançou a 8ª posição no ranking entre os estados com maior número de importações no Brasil em 2020. Os números foram...

Governo do ES anuncia retorno das aulas presenciais a partir de outubro

O governo do Espírito Santo anunciou a autorização da retomada das aulas presenciais para os estudantes da Educação Fundamental I e II e do...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo quente e seco no interior e chuva no litoral, nesta quarta-feira (26)

Tempo quente, seco e com baixa umidade do ar em boa parte da região Nordeste do país, nesta quarta-feira (26), principalmente no interior. As...

Leia também

Encceja 2020 vai receber justificativas de ausência em 2019 para quem quiser fazer as provas

Pessoas que têm interesse em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem justificar as ausências na...

Rio de Janeiro: cerca de 64% de consumidores temem perder os empregos nos próximos três meses

Novo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro mostra aumento no percentual de cidadãos que estão, de alguma forma,...

Polícia identifica suspeitos de matar menina de 2 anos e mulher no ES

Heloísa Dias Nascimento, de 2 anos, morreu após ser baleada — Foto: Reprodução/TV Gazeta A Polícia Civil identificou dois suspeitos das mortes da menina Heloísa Dias...

Enivaldo ameaça rescindir contrato de clinica contratada pela prefeitura

Em meio ao crescimento do número de pessoas...