Governo cria plano emergencial para povos indígenas

indígena

Indígenas são, conforme a lei, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade Foto: Funai

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 1.142/20, que trata de medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas. A proposta tem como objetivo proteger comunidades indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e povos tradicionais durante o período da pandemia.

A norma também cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nessas áreas, a fim de assegurar acesso aos insumos necessários à prevenção, ao tratamento e à recuperação dos infectados. O texto garante a participação efetiva dos povos indígenas, por meio de suas entidades representativas, na execução das ações.

Constam medidas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas, ações de garantia de segurança alimentar e ações relativas a povos indígenas isolados e de recente contato no período de calamidade pública.

Os povos indígenas, as comunidades quilombolas, os pescadores artesanais e os demais povos e comunidades tradicionais serão considerados, conforme a lei, como grupos em situação de extrema vulnerabilidade e, portanto, de alto risco e destinatários de ações relacionadas ao enfrentamento de emergências epidêmicas e pandêmicas.

Leia mais

Carreta carregada de celulose pega fogo em Aracruz, Norte do Estado

Uma carreta carregada de celulose pegou fogo na...

Setades promove live sobre música na Primeira Infância

Os primeiros anos de vida são o período com a maior “janela de oportunidades” para o...

Obras em rodovias auxiliam escoamento de produção e logística durante pandemia

Transamazônica – Foto: Alberto Ruy/ MINFRA Para assegurar a logística necessária...

Enivaldo propõe Bolsa Reciclagem para catadores durante calamidade

Enivaldo dos Anjos, deputado estadual Por meio de projeto...

Leia também

Espírito Santo: aposentado morre após ser atacado por abelhas

Ataque do enxame aconteceu no quintal da casa de José Salvador, de 57 anos.   Um homem de 57 anos morreu após ser atacado por abelhas...

Richarlison é eleito o melhor do Everton na temporada passada e recebe o prêmio de Neymar

O atacante Richarlison foi eleito o melhor jogador do Everton na última temporada, depois da votação dos torcedores do clube inglês nas últimas semanas....