Governo comprará EPI’s para policiais e agentes penitenciários

Compartilhe

Governo comprará EPI's para segurança de policiais e agentes penitenciários

A medida visa garantir a segurança das operações do sistema prisional e da segurança pública durante o período de pandemia do novo coronavírus
– Foto:
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 O Ministério da Economia vai adquirir R$ 69,1 milhões em compras de equipamentos de segurança individual (EPIs). Os equipamentos serão destinados aos órgãos de segurança pública da União, estados, Distrito Federal e municípios. 

A medida visa garantir a segurança das operações do sistema prisional e da segurança pública durante o período de pandemia do novo coronavírus. Serão adquiridos itens como luvas, álcool em gel, óculos de proteção, sapatilhas descartáveis e máscaras.

Segundo o secretário de Gestão, Cristiano Heckert, o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou levantamento considerando as necessidades para os agentes operacionais com atuação em campo. “Será um grande volume de materiais, que visa atender Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, polícias militares, civis, bombeiros, agentes prisionais e guardas municipais”, destaca.

Tomando por base a composição dos órgãos responsáveis pela prestação do serviço de segurança pública, serão atendidos 850 mil agentes de segurança, 110 mil agentes penitenciários e 700 mil encarcerados.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública será responsável por articular junto aos estados, Distrito Federal e municípios o recebimento do material. A aquisição visa atender o correspondente a 45 dias de operação. A medida é resultado de um conjunto de adaptações aos procedimentos de contratações públicas para torná-las mais ágeis.

O Governo Federal já investiu mais de R$ 1,77 bilhão em compras públicas no combate à Covid-19 desde o dia 6 de fevereiro. A possibilidade de compra destes insumos, via dispensa de licitação, foi estabelecida pela Lei nº 13.979/2020. Mais de 3.117 dispensas foram realizadas até o momento desde a publicação da lei.

Clique aqui para acessar o chamamento público 

Desinfecção

Nesta terça-feira (12), o Ministério da Defesa realizou a desinfecção de dois complexos penitenciários do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.

A descontaminação da Penitenciária do Distrito Federal I (Complexo Penitenciário da Papuda) foi feita por 70 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) e do Exército Brasileiro.

Ação semelhante foi realizada pelo Comando Conjunto Leste, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP). A desinfecção ocorreu no Complexo Penitenciário de Gericinó e também foi oferecida capacitação técnica a 40 policiais penais.

 

 

 

 

 

Leia também

Faixas de pedestres foram feitas em frente a creche do bairro Cruzeiro

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal fizeram novas faixas de pedestres em frente...

‘Não demonstraram emoção alguma’, diz delegado sobre pais suspeitos de matar filho de 2 anos

O delegado Alan Moreno de Andrade, titular da Delegacia de Homicídios Consumados de Vila Velha, responsável pela investigação...

Campeonato Municipal de Futebol de Campo previsto para começar no dia 31 de julho

  A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da...

Servidores continuam com trabalho intenso de limpeza em Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão em ação nesta...

Corinthians empresta Rodrigo Varanda e libera goleiro para time do Chipre

ARTHUR SANDES SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O Corinthians fechou nesta segunda-feira (4) a transferência de dois jogadores...

Amostras de café passam por avaliação no 1º Concurso do Café Conilon de Jaguaré

  O primeiro Concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré realizou nesta quinta-feira, 30, a etapa de degustação...

Sopão Popular serviu 4.306 refeições em um mês

Inaugurado no dia 25 de maio de 2022, pela prefeitura de Barra de São Francisco, o Programa Refeição...

MINAS GERAIS: agricultores recebem da Embrapa soluções para otimizar uso de fertilizantes

Chegou a vez de os produtores agrícolas de Minas Gerais receberem a Caravana Embrapa FertBrasil, ação de curto...