Governo autoriza prorrogação automática do auxílio-doença durante pandemia

Compartilhe

Governo autoriza prorrogação automática do auxílio-doença durante pandemia

O beneficiário poderá solicitar a transferência para depósito em conta corrente para evitar deslocamento e aglomeração em bancos.
– Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo autorizou a prorrogação automática do auxílio-doença enquanto as agências da previdência social continuarem fechadas por causa da pandemia. A Portaria nº 552 publicada, nesta quarta-feira(29), no Diário Oficial da União, prevê prorrogação do benefício por até seis vezes.

Tem direito aqueles que já passaram por uma perícia, mas ainda não estão aptas a voltar ao trabalho. O diretor de benefícios do INSS, Alessandro Roosevelt, explicou que o beneficiário deve acessar o Meu INSS e registrar a solicitação de prorrogação automática do auxílio-doença.

“Como não está tendo atendimento presencial, tínhamos aquelas pessoas que estavam recebendo o benefício de auxílio-doença, mas que o período dado na perícia anterior é um período que por indicação médica ele precisaria ficar mais um tempo em benefício. Então prorrogamos todos os benefícios daquelas pessoas que solicitaram a prorrogação por 30 dias ou até quando retornar a perícia presencial enquanto a pessoa ainda estiver incapacitada”, disse o diretor.

Para tirar dúvidas, o interessado pode ligar também para a central 135.

O diretor de benefícios explicou que o instituto vem sendo tomadas medidas que buscam garantir o atendimento dos segurados. “O INSS atende um público muito vulnerável, que são idosos, pessoas que estão sofrendo alguma incapacidade, seja ela temporária ou permanente. Então, como o atendimento presencial na agência não está sendo executado, todos os outros serviços estão sendo executados de forma remota. A gente pede que as pessoas entrem no aplicativo, entrem no site. Não deixem para depois, não precisa deixar para depois”.

Pagamento em conta corrente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também decidiu que o beneficiário que recebe o pagamento por meio de cartão magnético poderá solicitar a transferência para depósito em conta corrente. A mudança busca evitar deslocamento e aglomeração dos segurados nos bancos durante pandemia do coronavírus.

Para fazer a transferência, a conta precisa estar no mesmo nome do titular do benefício. A mudança pode ser feita usando o aplicativo ou a página Meu INSS. Cerca de 12,4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético.

A medida foi publicada na portaria 543, nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. A portaria detalha que para a efetivar a transferência de modalidade de pagamento ocorrerá o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade. Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente para a conta corrente indicada pelo beneficiário.

 

Leia também

Solenidade de assinatura do Programa Cidade Empreendedora em Barra de São Francisco será no próximo dia 28

Promover o desenvolvimento sustentável de Barra de São Francisco, com foco no empreendedorismo. Esse é o objetivo principal...

PM de Barra de São Francisco recupera motocicleta em menos de 24 horas após o furto

Durante patrulhamento nas ruas da cidade de Barra de São Francisco na manhã desta quinta (12), policiais militares...

Festa do livro portuguesa homenageia o Brasil

Começou hoje (16), no Templo da Poesia, em Oeiras, Portugal, a segunda edição da Travessia das Letras –...

Equipe de robótica do Sesi de São João del-Rei é campeã na categoria de excelência em engenharia do campeonato mundial da modalidade

A Atombot, equipe de robótica do Sesi de São João del-Rei (MG), foi a campeã da categoria de...

Nova Venécia se despede de Maria Auxiliadora Saturnino, a Dora do Colina

  Faleceu na madrugada desta quarta-feira (18), no hospital Roberto Silvares, em São Mateus, Maria Auxiliadora Saturnino, conhecida como ‘Dora do...

Famílias do sertão pernambucano são beneficiadas com poços movidos a energia solar

No esforço de levar água de qualidade às pessoas que sofrem com a seca, o GovernoFederal, por meio...

“Educação no Trânsito não tem idade” é tema de palestra nas escolas da rede municipal

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de...