Governo autoriza mais de 2,4 mil leitos de UTI para 23 estados e DF

Dando continuidade ao apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da crise sanitária, foram autorizados, nessa segunda-feira (29), mais 2.431 leitos de UTI adulto e 50 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário.

As autorizações são para o reforço da estrutura hospitalar em vários municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 113,6 milhões, retroativo à competência de março.

Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar

Foram autorizados também, nessa segunda-feira (29), 919 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, em caráter excepcional e temporário.

Os leitos possuem estruturas mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio. A medida reforça o apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da crise sanitária.

As autorizações são para o reforço da estrutura de Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais em vários municípios nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 27,2 milhões.

O Ministério da Saúde informa que Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros e Unidades de Pronto Atendimento também podem disponibilizar Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar. Anteriormente, apenas Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais poderiam ter esses leitos, voltados para pacientes com Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio.

Medicamentos para intubação

O Ministério da Saúde, em esforço contínuo para evitar o desabastecimento de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT) no Brasil, já garantiu mais de 2,8 milhões de unidades após diversos acordos fechados com indústrias farmacêuticas nos últimos dias.

Nessa segunda-feira (29), foi firmado acordo de mais 58.660 ampolas de medicamentos para intubação orotraqueal:

13,8 mil unidades com a Aspen Pharma; e 44.890 unidades com a Farmoquímica.

A entrega desses medicamentos ocorrerá em até 72h para os estados em maior criticidade.

Mais Médicos

O Ministério da Saúde prorrogará, excepcionalmente, a permanência de aproximadamente 2.900 profissionais que atuam pelo programa Mais Médicos. A medida vale para os integrantes do 19º ciclo da iniciativa, contratados pelo Edital nº 5, de 11 de março de 2020. A medida prevê a prorrogação automática para esses médicos que teriam o contrato encerrado em abril.

Os médicos que aceitarem a prorrogação poderão dar continuidade às atividades no mesmo município em que já estejam alocados. A manifestação de desinteresse na prorrogação deverá ser feita entre 5 e 8 de abril. A lista com os profissionais que tiverem a prorrogação validada está previsto para 12 de abril.

SUS

As medidas fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) e levam atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

 

Com informações do Ministério da Saúde

Leia mais

Leia também