Governo autoriza início das obras de ampliação da ETE Manguinhos, na Serra

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta sexta-feira (12), a Ordem de Início de Serviço da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos, localizada no município da Serra. Serão aplicados cerca de R$ 34,4 milhões para beneficiar mais de 122 mil moradores dos bairros Carapebus, Bicanga, Ourimar, Jardim Limoeiro, Cidade Continental, São Diogo, Chácara Santa Luzia, Valparaíso, Laranjeiras e Manguinhos. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2023.

Durante a solenidade de assinatura, realizada no Palácio Anchieta, o governador destacou os investimentos no município. “A Serra é a locomotiva do desenvolvimento do Estado. Já trabalhei na Serra e a conheci mais detalhadamente. Estamos fazendo investimento robustos na cidade. A realidade é que conseguimos levar, através da Parceria Público-Privada, a rede de esgoto para mais de 90% da área urbana do município. Temos ainda um conjunto grande de obras em outras áreas, como a reforma da Avenida Abido Saadi e a construção do Viaduto de Carapina, que vai ajudar a reduzir o gargalo no trânsito daquela região”, apontou.

Casagrande também citou a ampliação do serviço de saneamento em outros municípios capixabas: “A estrutura financeira da Região Metropolitana está resolvida para atendermos a Lei do Saneamento Básico. Temos recursos já garantidos para fazer o investimento em Cariacica e Viana. Antes de 2033 vão estar universalizados. A Cesan terá que resolver nos municípios onde temos contrato. Minha grande preocupação são os municípios que não têm contrato com a Cesan.”

De acordo com o diretor presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis (Cael), a vazão atual da ETE Manguinhos é de 111 litros por segundo, atendendo 88 mil pessoas. Com essa obra, a estação vai mais do que dobrar a sua capacidade, chegando a 232 litros por segundo e vai beneficiar mais de 122 mil moradores. “Esse empreendimento antecipa a universalização do acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade mais populosa do estado”, explicou.

Esse empreendimento, associado às demais obras que estão em execução por meio da Parceria Público-Privada da Cesan na Serra, vão elevar a cidade a outro patamar socioeconômico. “A expansão do saneamento é um importante legado do governo Renato Casagrande para a população capixaba, os investimentos em água e esgotamento sanitário refletem diretamente na saúde humana, na preservação e reabilitação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico local. Vida nova para os serranos”, destacou Cael.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal; o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; os deputados estaduais Alexandre Xambinho e Vandinho Leite; a diretora do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), Madalena Santana; além de vereadores, secretários e lideranças comunitárias do município.

Dados da obra:

Ampliação da ETE Manguinhos

População atendida: 122.313

Investimento: R$ 34.479.422,00

Tempo de execução: 24 meses + 6 meses de operação assistida

Fonte de recursos: Cesan e Caixa Econômica Federal

Leia mais

Leia também