Governo autoriza início da pavimentação e drenagem de ruas em Parque das Gaivotas

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta quinta-feira (30), a Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação e drenagem de 29 ruas do bairro Parque das Gaivotas, no município da Serra. As intervenções serão executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O investimento total é de R$ 40 milhões e contempla cerca de quatro mil habitantes.

A previsão é de que a obra esteja totalmente pronta até setembro de 2023. Todas as vias do bairro serão drenadas e pavimentadas utilizando revestimento asfáltico do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), padronização e revestimento de calçadas, e sinalização viária. As intervenções propostas totalizam uma extensão de 57.294 metros quadrados de pavimentação asfáltica e 8.109 metros de drenagem.

“Como é bom poder fazer investimentos em infraestrutura como estamos realizando aqui na Serra. Vamos drenar e calçar todo o bairro Parque das Gaivotas. Há quanto tempo os moradores esperavam por essa pavimentação? Era um desejo antigo dos moradores ter essa infraestrutura melhor no bairro e estamos aqui para ajudar a realizar esse sonho. Quando realizamos investimentos públicos como este, você anima os comerciantes, os empresários, além dos próprios moradores. Com isso, além de investirem em melhorias nos seus imóveis, trazemos mais desenvolvimento para este local”, disse o governador.

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, comemorou mais esse investimento do Governo do Estado na cidade. “Mais um dia iniciando com a presença do Governador em nosso município. Hoje o Parque das Gaivotas está recebendo a complementação de uma obra que teve início no final de 1999, quando começamos a fazer a primeira obra do local que foi a Avenida Belo Horizonte. Não adianta passar asfalto sem rede de esgoto e podemos fazer esse investimento sabendo que o esgotamento sanitário já está pronto e as ruas não precisarão ser cortadas. Essa comunidade é resistente e perseverante”, afirmou.

Atualmente existe no bairro somente um anel viário pavimentado, por onde circula o transporte coletivo. Este anel é composto pelas ruas Ibitirama, Jaguaré, Vargem Alta e Porto Belo e também pela Avenida Beira Rio. Em algumas dessas vias, as intervenções serão complementares, já que alguns têm apenas uma parte ou segmentos pavimentados.

“O bairro Parque das Gaivotas é oriundo de um loteamento residencial implantado há mais de 20 anos. Desde então, os moradores da região aguardam os serviços de pavimentação para trazer melhores condições de trafegabilidade com segurança e conforto durante todos os períodos do ano, principalmente nos períodos de chuvas em que algumas vias se tornam intrafegáveis devido a alagamentos”, explicou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Octavio Guimarães.

As pavimentação e drenagem das ruas, contam com 57.294 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 25.474 metros quadrados de recapeamento asfáltico, 315 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 8.109 metros de drenagem, 263 caixas ralo, 135 poços de visita, 38.342 metros quadrados de calçada de concreto, 3.279 metros quadrados de sinalização horizontal, 2.886 metros de rampa de pedestres, 8.584 metros quadrados ladrilho hidráulico, 1.860 metros quadrados de revestimento vegetal com grama em placas e 832 metros de limpeza e desobstrução de drenagem existente. 

Vias que serão contempladas com as obras de drenagem e pavimentação:

1- Avenida Beira Rio

2 – Rua Águia Branca

3 – Rua Apiacá

4 – Rua Atílio Vivaqua

5 – Rua Canarinho

6 – Rua Conceição do Castelo

7 – Rua Costa Brava

8 – Rua Dores do Rio Preto

9 – Rua Ibatiba

10 – Rua Ibitirama

11 – Rua Jaguaré

12 – Rua Jerônimo Monteiro

13 – Rua Marataízes

14 – Rua Marechal Floriano

15 – Rua Marilândia

16 – Rua Muqui

17 – Rua Porto Belo

18 – Rua Presidente Kennedy

19 – Rua Projetada 1

20 – Rua Projetada 3

21 – Rua Quarenta e Um

22 – Rua Quarenta e Dois

23 – Rua Quarenta e Três

24 – Rua Santa Maria de Jetibá

25 – Rua Seis

26 – Rua Sooretama

27 – Rua Vargem Alta

28 – Rua Venda Nova

29 – Rua Vila Valério

Leia também

Lote 9: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Campeonato Capixaba: “Feliz de voltar a ter o título de maior artilheiro em atividade do mundo”, afirma Túlio Maravilha

Aposentado há três anos, o atacante Túlio Maravilha foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira, como novo reforço do Sport-ES....

Plantão da cidadania: advogados atendem população de graça em praça de Vitória

  Plantão da Cidadania acontece na Praça Oito, Centro de Vitória, nesta sexta-feira (5) Mais de 100 profissionais, entre advogados...

Lote 6: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Secretaria de Saúde ampliará atendimento odontológico em Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, está adotando medidas para ampliar o atendimento odontológico...

Parque de Leilão ‘Mira Dalmagre’ será inaugurado no dia 17 de setembro com shows musicais e leilão de gado de ponta

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou neste domingo, 7, que a inauguração do Parque de Leilão Mira Dalmagre,...

Acidente deixa motociclista ferido em Água Doce do Norte.

  Um acidente ocorrido no último sábado, 06 de agosto de 2022, deixou uma pessoa ferida próximo ao Córrego...

Conheça os detalhes do Campeonato Capixaba Série B 2022

Depois Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, coube a Série B do Estadual encerrar a temporada 2022...