Governo atende deputado e vai ampliar barragem na região Noroeste do Estado

Atendendo a pedido do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), o Governo do Estado lançou o edital de licitação para contratar empresa para construção do prolongamento da proteção em enroncamento da saída do vertedouro da Barragem Everaldo Bianquini, em Cachoeirinha de Itaúnas, Barra de São Francisco. O reservatório foi construído para garantir o abastecimento de água para a cidade em tempos de estiagem.

“A obra possibilitará maior segurança na barragem, bem como o aumento de sua capacidade de reserva de água. Fiz o pedido ao governador Renato Casagrande e ao secretário Paulo Foleto, da Agricultura, e agora isso será atendido, demonstrando o comprometimento do Governo com o desenvolvimento de Barra de São Francisco. Sem segurança hídrica, uma cidade não pode se desenvolver e é isso que estamos assegurando com essa obra”, disse Enivaldo dos Anjos.

As empresas deverão atender aos requisitos do Edital de Tomada de Preços 005/2020, com a realização da licitação, por menor preço, e abertura de propostas no no dia 18 de agosto, às 10 horas, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura.

A barragem, no Córrego Itaúnas, foi entregue em 2019, uma obra feita por indicação do deputado Enivaldo dos Anjos ao governador Renato Casagrande. Com 50 mil metros quadrados, a barragem equivale ao tamanho de dois estádios Kléber Andrade. O investimento do Governo do Estado, por meio da Seag, foi de quase R$ 1,5 milhão. Depois de inaugurada, além de garantir reserva hídrica, a barragem passou a ser ponto turístico na cidade.

A Barragem Everaldo Bianquini, assim denominada em homenagem ao proprietário que cedeu a área para sua construção, faz parte do Programa Estadual de Barragens, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo em 2017, depois da grande estiagem que castigou principalmente as regiões Norte e Noroeste, mas também teve reflexos no Centro-Sul.

Foram investidos mais de R$ 90 milhões para a implantação de mais de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018, além da retomada das obras da maior barragem do Espírito Santo, em Pinheiros e em Boa Esperança, também já entregue, da implantação da barragem do Rio Jucu; e da construção de outras seis barragens de médio porte por um convênio entre a Seag e a Cesan, órgãos que gerenciam o programa.

Dos 60 reservatórios, 34 são de usos múltiplos de médio porte no interior do Estado e outras 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Espírito Santo. Estima-se que com a implantação das 60 barragens sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Para a definição dos locais onde ficarão as 34 barragens, foram levados em consideração os seguintes fatores: existência de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados; locais que possibilitavam a construção de barragens médias e com uma maior relação volume/lâmina; locais que não necessitavam de desapropriação (áreas doadas); maior número de usuários beneficiados.

Leia mais

Justiça concede habeas corpus a cavalo e dá fim a isolamento sanitário de 3 anos

Desembargadores atenderam a um pedido do dono do...

Índice Nacional da Construção Civil registra maior crescimento no ano, em julho

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo IBGE, apresentou variação positiva de 0,49% em julho e registrou a maior taxa deste ano....

Governador autoriza obras de infraestrutura e reforma de escola indígena em Aracruz

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES O governador...

MP que prorroga incentivos a empresas exportadoras pode estimular crescimento econômico pós-crise

A retomada da atividade econômica brasileira pode ter um incentivo a mais nas exportações com a Medida Provisória 960/20, que aguarda análise na Câmara...

Leia também

Caminhão de produtos inflamáveis capota próximo ao Patrimônio D’ajuda

Um caminhão de produtos inflamáveis capotou na manhã...

Deputados aprovam projeto que autoriza o uso da cloroquina no Espírito Santo

Foi aprovada nesta segunda-feira (10), por unanimidade, em...

Ministério Público constata 748 casos de Coronavírus em asilos e abrigos para idosos no Espírito Santo

As instituições de longa permanência de idosos no Espírito Santo apresentaram um total de 748 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o relatório...

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11)...