Risco Moderado: Governo anuncia mudanças em restrições para comércio, bares e restaurantes em Barra de São Francisco e Ecoporanga

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (20) mudanças nas restrições impostas ao funcionamento de comércios, bares e restaurantes dos municípios classificados como risco moderado para a transmissão da Covid-19. De segunda-feira (23) até, pelo menos, domingo (29), fazem parte desse grupo Vitória, Cariacica, Viana, Ecoporanga e Barra de São Francisco.

Durante o pronunciamento desta tarde, Casagrande disse que, com relação ao comércio, será permitido o “funcionamento normal, seguindo os protocolos já adotados”, como uso de máscara e distanciamento social.

Isso significa que as lojas poderão abrir sem restrição de horário, como também acontece nas cidades classificadas como risco baixo. O governador justificou a mudança dizendo que o comércio é um “ambiente controlado”.

Já os bares e restaurantes – que estavam proibidos de funcionar nos municípios de risco moderado – poderão abrir de segunda a sábado até às 22h. Aos domingos, o funcionamento é autorizado até às 16h.

“Fizemos essas alterações no sentido de estabelecer uma limitação que permite o funcionamento nesse momento”, explicou o governador.

Além disso, Casagrande também anunciou a limitação para o número máximo de participantes e eventos corporativos. Antes, apenas os eventos sociais tinham essa restrição.

“No risco moderado, nós não tínhamos uma limitação para eventos corporativos, mas agora há o limite de 300 pessoas, sempre respeitando o espaçamento mínimo já estabelecida para os eventos sociais”.

Na área da educação, Casagrande ressaltou que as escolas dos municípios de risco moderado não podem ter atividades presenciais, o que deve continuar valendo até o final deste ano.

“As escolas já têm uma regra: neste ano, nos municípios com risco moderado, elas têm atividades remotas. Só tem atividades presenciais em municípios classificados em risco baixo. Isso pode mudar para o ano que vem, mas neste ano será assim”, esclareceu Casagrande.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado usa a Matriz de Risco – um cálculo que leva em consideração o avanço da doença e a disponibilidade de leitos, entre outros fatores – para classificar semanalmente os municípios em risco baixo, moderado ou alto para a Covid-19.

Para cada grupo de municípios, o Estado instituiu uma série de restrições ou proibições. Eventualmente, o Governo anunciou mudanças que relaxavam ou endureciam essas medidas.

Nesta sexta, Casagrande explicou que, a partir de agora, as mudanças nas medidas qualificadas – que englobam o funcionamento de comércio, bares, restaurantes e escolas, por exemplo – podem ocorrer semanalmente, assim como a atualização da classificação do mapa de risco.

“A partir dessa segunda fase nós vamos fazer mudanças das medidas qualificadas, praticamente toda a semana, se for preciso. […] Elas são diferentes de acordo com o grau de risco. Risco baixo, pouca limitação. Vai crescendo o risco, aumenta a limitação. Toda semana teremos novo mapa de risco e poderemos ter também toda semana mudanças nessas medidas qualificadas”, adiantou Casagrande.

 

Leia mais

Fames divulga Relatório de Avaliação Final 2019

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) publicou, nesta quinta-feira (14), o Relatório Final da Avaliação Institucional...

Espírito Santo cria Grupos de Trabalho para discutir ações voltadas à população negra

A criação de três Grupos de Trabalho (GTs), formados por equipes do Governo do Estado e...

Instituições podem se candidatar para participar de campanha do Pátria Voluntária

Instituições que possuem projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pode se candidatar para participar da campanha Apadrinhe um Futuro. Foto:...

Sistema Nacional de Juventude já registra 20 adesões

Em um mês, o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) alcançou de 20...

Leia também

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ecoporanga

  Uma mulher de 23 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava no bairro Benedito Monteiro, na noite de sexta-feira (28), por volta...

Meu CPF simplifica serviços on-line junto a Receita Federal

Visando o aumento significativo na demanda por atendimento para obter serviços relacionados ao CPF nas unidades físicas, a Receita Federal lançou no site uma...

Eleições 2020: segundo turno chega com aumento de casos da Covid-19

Neste domingo (29), o segundo turno das eleições para prefeito e vice movimenta mais uma vez a vida de 57 cidades brasileiras e mobiliza mais...

Brasileiros elegem Saúde e Emprego como prioridades para o Governo em 2021

Uma pesquisa da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em parceria com a empresa Kantar leva a crer que o...