Governo amplia oferta de testagem no Hospital Estadual Jayme Santos Neves

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está ampliando a oferta de testagem para o novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A partir deste sábado (22), o local vai ofertar até 1.200 testes por dia. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na manhã desta quinta-feira (20), em visita à unidade.

Serão ofertados testes de antígenos com resultado entre 30 e 40 minutos a toda população acima de seis meses de idade, por meio do agendamento realizado no site www.agendamento.saude.es.gov.br. O ponto de testagem funcionará todos os dias da semana, inclusive feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Excepcionalmente, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), serão ofertados 500 testes de antígenos por agendamento. Nesses dois dias, o horário de atendimento na quinta-feira (20) é das 12h às 18h e, na sexta-feira (22), das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. 

Além do ponto de testagem no Hospital Jayme Santos Neves, o cidadão pode identificar outros pontos ofertados pelo Estado e municípios na aba “testagem” do site: www.vacinaeconfia.es.gov.br

“Estamos fazendo um investimento forte em testagem. Para que a gente tenha mais pontos de livre testagem. Não há necessidade de prescrição médica para marcar os testes. Mais uma vez nesse enfrentamento à pandemia, o Hospital Jayme dos Santos Neves vai cumprir um papel importante, respondendo à demanda da população. O teste e o isolamento de casos positivos são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão do vírus. Vamos ampliar também o horário de funcionamento dos pontos de testagem”, afirmou o governador.

Casagrande anunciou também que a notificação do sistema e-SUS em caso de resultado positivo servirá como atestado médico. “Essa é outra ação importante, pois muitas pessoas infectadas vão até às unidades de saúde apenas para pegar um atestado médico. Estamos ampliando os leitos para acolher as pessoas infectadas, mas é preciso avaliar semanalmente se precisaremos abrir mais. Estamos revertendo 300 leitos que estavam disponíveis para outras doenças para serem exclusivamente para pacientes com a Covid”, declarou.

“Temos orientado os municípios e regulamentado por meio de portaria a testagem em massa em todo o Estado. Precisamos que toda a Atenção Básica do Espírito Santo tenha testes a livre demanda para a população. A ampliação deste posto aqui no Hospital Jayme dos Santos Neves é um grande avanço que vai contribuir muito para ampliar a oferta para diagnóstico da doença, para assim isolarmos os infectados e interromper a cadeia de transmissão do vírus”, reforçou o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes.

Ampliação do espaço para o atendimento

Com a maior oferta de testes realizados por dia, o Hospital Dr. Jayme Santos Neves ampliou também a estrutura disponibilizada para realização dos procedimentos. O espaço contará com 12 postos de coleta e 48 profissionais atuando. A coleta será realizada em um local estruturado no estacionamento da unidade.

“O espaço é destinado apenas à testagem. Na necessidade de atendimento médico, os cidadãos serão orientados a procurarem a unidade básica mais próxima da sua residência”, explicou a diretora de Cuidados Integrais da unidade, Alessandra Bernardino. 

Atualmente, o posto de testagem localizado no Jayme realiza cerca de 100 testes de RT-PCR por dia contra a Covid-19. Só este mês de janeiro, a unidade já realizou cerca de 1.130 testes.

Durante o evento, Juliana de Oliveira Mazarak, 26 anos, moradora da Serra, foi testada no local. “Acho muito importante que o Governo do Estado abra mais esse posto de testagem para a população, porque estamos vendo todos os dias que a demanda está muito alta. Eu testei positivo no último sábado [15] e estou ansiosa pelo resultado desse novo teste”, falou.

Leia também

Preso liberado para o Dia das Mães morre após perseguição de 40 quilômetros

  Uma perseguição policial por 40 quilômetros acabou em morte no município de Guarapari. Tudo começou com um carro...

Caminhão com carga de chocolate tomba em Ecoporanga

Na tarde desta quarta-feira, 11/05/2022, por volta das 12h40min, um caminhão carregado de chocolate da empresa Cacau Show...

TRABALHO: Congresso decidirá se MPs do governo vão se tornar leis permanentes

Cabe ao Congresso Nacional, agora, decidir se as medidas provisórias trabalhistas vão se tornar leis permanentes. A MP...

Com ajuda da cadela Jade, PM apreende drogas em Nova Venécia

A Polícia Militar apreendeu drogas na manhã desta quarta-feira, dia 11, no bairro Padre Gianni, em Nova Venécia....

Edital 01/2022 – Professor Substituto – Campus Barra de São Francisco

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para as áreas de...

Produção de grãos na safra 2021/2022 pode chegar a 270,2 milhões de toneladas, projeta Conab

A produção de grãos no Brasil deve chegar a 270,2 milhões de toneladas para a safra 2021/22. É...

Golpe da CNH: veja como saber se uma autoescola é legalizada

Uma dona de casa do Espírito Santo quase caiu em um golpe ao tentar tirar a carteira de...

Britney Spears e Sam Asghari marcam data do casamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Britney Spears, 40, e seu noivo Sam Asghari, 28, revelaram neste...