Governador participa de inauguração de usina solar em Linhares

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (10), da inauguração da usina fotovoltaica da Brametal, no município de Linhares. A planta gera 2.489 megawatt-hora (MWh) por ano, suficiente para abastecer mais de mil residências por mês. A expectativa é de que a usina reduza os custos da empresa em R$ 360 mil por ano.

A usina solar é composta por 3.780 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de seis campos de futebol. Conta ainda com a tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. A energia gerada na unidade evitará a emissão de 260 toneladas de CO², o que equivale ao plantio de 1.925 árvores.

Em sua fala, o governador destacou a importância de investimentos em energia limpa, sustentável e renovável. “É bom participar dessa inauguração, que vai na direção contrária ao desânimo que estamos vivendo. Ao mesmo tempo mostra que devemos ter crescimento com sustentabilidade. Quando a gente aproveita a energia solar, temos uma demonstração clara da geração de energia não agressiva. O desequilíbrio ambiental foi causado pelo crescimento sem controle do homem”, disse.

Casagrande destacou que a tecnologia das placas que acompanham a direção do sol pode ser exportada para outros estados e países. “Não existe caminho sem inovação para criarmos um mundo mais sustentável. Linhares tem sido um porto onde as empresas estão ancorando seus projetos. A cidade passou a ser uma locomotiva do desenvolvimento do Estado”, frisou o governador.

Planta Solar

A Brametal tem uma das maiores fábricas do mundo em produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração e transmissão de energia elétrica, telecomunicações e geração de energias renováveis a partir de fontes eólica e fotovoltaica.

“Com essa planta solar, a EDP entrega à Brametal uma solução que combina eficiência energética e sustentabilidade, rendendo ganhos financeiros e ambientais. Trata-se de um dos maiores empreendimentos do gênero no Espírito Santo, contribuindo para reforçar a posição do Estado no segmento das energias renováveis”, destaca Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP Brasil.

“Além do ganho em sustentabilidade, temos orgulho em contar que esse é o primeiro Parque Solar do Espírito Santo com o uso de seguidor solar, tracker, e com tecnologia comparada às utilizadas em Usinas Solares Fotovoltaicas para Geração Centralizada de Energia Elétrica, ou seja, UFV com mais de 5 MW. Como empresa tradicional no fornecimento de produtos para geração e transmissão de energia elétrica, queremos participar deste crescente mercado. E ao unirmos expertises, a partir de agora, poderemos demonstrar na prática aos nossos clientes que temos a melhor tecnologia, que é 100% nacional, para produzir o que o mercado precisa com a qualidade e prazos que conquistaram a confiança dos clientes nos quase 45 anos de atuação da Brametal”, afirma Alexandre Schmidt, diretor comercial e marketing da Brametal.

Participaram da solenidade, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; o deputado estadual Marcos Garcia; representantes das empresas; vereadores e lideranças locais.

Leia mais

Apenas três municípios do Espírito Santo continuam com risco moderado para Covid-19

Os outros 75 municípios do estado estão em risco baixo para o novo coronavírus. O mapa entra em vigor na segunda-feira (21). 23º Mapa de...

Contemplados pelo programa Bolsa Atleta estão na etapa final da eleição da Calçada da Fama

Das 15 personalidades do esporte finalistas na segunda edição da Calçada da Fama, duas também são...

São Mateus confirma o 13º caso de coronavírus

Já são 13 os casos de coronavírus em...

PATRIOTA decide apoiar Carlim Kubit em Águia Branca

O PATRIOTA (51) realizou convenção na noite de ontem (14) e decidiu apoiar o  pré-candidato a prefeito, José Carlos Kubit, o Carlim Kubit na...

Leia também

ES: advogado em surto esfaqueia homem e ameaça explodir apartamento

Policiais e e bombeiros estão no local. Caso aconteceu em um condomínio na Serra, na Grande Vitória. Por Daniela Carla, TV Gazeta Um advogado de 47...

Emerson Lima e Obedis podem ter candidaturas barradas pela justiça

O vereador Emerson Lima (PSD) e o ex-vereador Obedis Teixeira Martins (PSD) podem ficar de fora da disputa eleitoral este ano. Com problemas na justiça,...