Governador do Espírito Santo destaca resultados da Educação em evento nacional

Compartilhe

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (26), do encontro anual “Educação Já”, organizado pelo Movimento Todos Pela Educação, realizado na cidade de São Paulo (SP). O chefe do Executivo Estadual foi convidado em função do êxito nas ações desenvolvidas na área. Casagrande participou do painel “O Brasil tem o que aprender com o Brasil”, ao lado dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Izolda Cela (Ceará).

Em sua fala, o governador capixaba destacou a criação de 100 escolas de Tempo Integral ao longo dos três anos de gestão. Casagrande enfatizou ainda a importância da continuidade nas políticas públicas.

“Esse encontro precisa se tornar um grande mutirão pelo País. Precisamos que todos se envolvam. A educação sempre foi uma prioridade e agora se tornou ainda mais. A continuidade de políticas públicas é uma diretriz em nosso governo. O Espírito Santo sofreu muito pela descontinuidade nos últimos anos. O Brasil hoje sofre pelo mesmo motivo. Precisamos ter continuidade e ao mesmo tempo aperfeiçoar essas políticas públicas para assim ganhar escala”, comentou.

De acordo com o governador, o Estado tinha 32 escolas de Tempo Integral e agora são 132 em três anos de administração. “Estamos com unidades de ensino em Tempo Integral em 76 dos 78 municípios do nosso Estado. A cada ano a gente financia 30 mil estudantes nos municípios. Aprovamos também a distribuição do ICMS de acordo com o comprometimento dos municípios com os resultados da Educação”, destacou.

Hoje, o Espírito Santo é uma referência em políticas públicas na área da educação, com ações que culminaram com o título de melhor Ensino Médio do País, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado também desenvolve outras ações importantes, como o programa EscoLAR, que promoveu aulas remotas ao longo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), além da distribuição de computadores e pacotes de internet aos professores e alunos.

Casagrande falou também sobre a necessidade da parceria entre o Estado e os municípios para a busca ativa de estudantes. “O Estado tem que se esforçar junto com os municípios para que todos caminhem juntos. Por isso que o Pacto Pela Aprendizagem é importante. A gente não quer que ninguém fique para trás. Tínhamos um pedaço de jovens fora da sala de aula e perdemos outra parte na pandemia. A busca ativa é fundamental para que possamos fazer juntos e recuperar os jovens para a sala de aula”, completou.

O governador foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que preside o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). No evento, os programas do Governo do Estado foram destacados como casos de sucesso, entre eles o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Escolas de Tempo Integral e o Circuito de Gestão – que foi premiado nessa segunda-feira (25) em primeiro lugar pela Escola Nacional de Administração Pública, FGV e Instituto IMDS.

Leia também

Tandara, do vôlei, é condenada a quatro anos de suspensão por doping

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A jogadora de vôlei Tandara Caixeta, 33, foi condenada a quatro anos de...

Materiais para calçamento de área verde com mirante no bairro Cruzeiro chegam em Barra de São Francisco

Cerca de 1.775 metros quadrados de bloquetes e meio fio chegaram nesta semana para calçamento da rua Cleto...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (02)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

INDÚSTRIA: Demanda por profissionais com nível superior deve crescer 8,7% até 2025

A demanda por profissionais com nível superior no setor industrial deve crescer 8,7% até 2025, aponta o Mapa...

Exposição promove diálogo entre Clarice Lispector e artistas plásticas

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio) inaugura hoje (21) a exposição Constelação Clarice, que...

Divulgado o resultado do concurso para o Censo 2022, do IBGE

O resultado do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...