Governador do Amazonas visita a SEP e conhece modelo de gestão do Governo capixaba

O governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, visitou, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), no Centro de Vitória  e conheceu o Programa de Gestão Orientada para Resultados (Realiza +), a metodologia aplicada no Planejamento Estratégico e na Gestão Orçamentária do Governo do Espírito Santo.

A visita à SEP foi feita por solicitação do próprio governo amazonense. Wilson Miranda Lima foi recebido pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. A reunião técnica contou também com a participação do secretário de Segurança do Amazonas, Luiz Mário Bonates; do presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), Bráulio da Silva Lima; e do diretor do órgão, Carlos Eduardo Araujo de Assis.

Referência nacional

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Governo da Amazônia é responsável por elaborar, implementar e administrar projetos em âmbito estadual. Segundo Bráulio Lima, a visita à Secretaria de Economia e Planejamento se deu pelo fato de o Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo, que funciona na SEP, ser uma referência em nível nacional.  “Estamos em busca de referências para a realização do nosso trabalho no Amazonas e temos interesse, principalmente, nos projetos nas áreas social, de segurança e saúde”, disse o presidente da AADESAM.  

Durante a reunião, o secretário Álvaro Duboc falou sobre o trabalho realizado pela SEP, que conta com três subsecretarias: de Planejamento e Projetos; de Orçamento; e de Captação de Recursos. Ele ressaltou o fato de o Plano Plurianual (PPA) do Governo ter sido estruturado com base no Planejamento Estratégico, elaborado de acordo com as diretrizes da gestão. Entre essas diretrizes estão a de um Estado inovador e justo, com educação de qualidade e políticas efetivas de segurança e saúde.

Liderança

Duboc ressaltou que um dos fatores de sucesso da gestão é a liderança do governador Renato Casagrande no encaminhamento dos programas e projetos prioritários. Em relação à Segurança Pública, o secretário falou sobre o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no qual atua como coordenador. As reuniões mensais de avaliação do Estado Presente envolvem a alta liderança do Governo do Estado, com participação direta do governador, além de demais integrantes das áreas de Segurança e Justiça. Nessas reuniões, são avaliados andamentos dos resultados e das estratégias do programa, que é responsável pela queda nos índices de homicídios dolosos no Espírito Santo, desde a sua implantação, em 2011.

A subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, explicou a metodologia do Planejamento Estratégico, que envolve uma carteira de projetos com nove áreas estratégicas: Desenvolvimento Econômico; Segurança em Defesa da Vida; Gestão Pública Inovadora; Agricultura e Meio Ambiente; Educação para o Futuro; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde Integral; e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A subsecretária apresentou o Realiza+, programa de gestão para resultados do Governo do Estado que visa a ampliar o número de entregas à sociedade capixaba, e que foi implantado em 2011. Segundo Joseane Zoghbi, o Governo faz o gerenciamento intensivo de programas e projetos por meio da gestão por resultados, que envolve pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos e também os das secretarias e demais órgãos.

Há ainda a rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos do Governo e à própria SEP. Em relação à tecnologia, todos os programas e projetos da administração estadual estão no Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).

Já a metodologia para elaboração, execução e acompanhamento do Orçamento Anual, do Plano Plurianual (PPA) e das Audiências Públicas do Governo do Espírito Santo também foi apresentada aos gestores da AADESAM pelo subsecretário de Orçamento, Deusvaldo Carvalho, e pelos gerentes de Programação e Gestão, Juliani Nunes Campos Johanson; e Monitoramento e Avaliação, Felipe Cunha Salles.

Leia mais

ES: homem mata esposa a marretadas após briga por dinheiro

Um homem matou a própria esposa na noite da última segunda-feira (23), no bairro de Enseada das Garças, em Fundão. O crime foi motivado...

Venecianos da saúde trabalham por você

Estratégia Saúde da Família Matheus Belucio, bairro Margareth Enquanto...

São Gabriel e Nova Venécia entre os 15 municípios capixabas com mais casos de Coronavírus

São Gabriel da Palha e Nova Venécia entram na lista dos 15 municípios do Espírito Santo com mais casos confirmados de Coronavírus. Nova Venécia, chegou...

Durante atividade não presencial, aluno cria música sobre prevenção ao Coronavírus

Um rap feito por um aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, em...

Leia também

Desafio Covid-19 de Robótica: SESI anuncia vencedores nesta quinta-feira (24)

O Serviço Social da Indústria (SESI) anuncia, nesta quinta-feira (24), os vencedores do Desafio Covid-19 de Robótica. Lançado em junho, o torneio teve 400...

Nova Venécia tem 194 candidatos a vereador

O prazo para registro das candidaturas para a disputa eleitoral do dia 15 de novembro, encerra-se neste sábado, dia 26, e, a se confirmar...

RS: Parlamento aprova antecipação de pagamento ao transporte escolar

No Rio Grande do Sul, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 191/20, a proposta que autoriza a antecipação parcial do pagamento dos...