Governador anuncia reforma de escola e construção de quadra em Boa Esperança

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta sexta-feira (09), em Boa Esperança, para fazer o anúncio de novos investimentos no município da macrorregião norte. Foram assinadas as ordens de serviço para obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves, que também vai receber uma nova quadra poliesportiva. Será construído um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) passou a atender o município.

“Estamos fazendo investimentos estruturantes e importantíssimos para toda a região. A rodovia que liga Boa Esperança a Pinheiros e Nova Venécia está a todo vapor. Essa creche que estamos entregando, foi uma parceria com o município e dará mais estrutura para nossas crianças que estão iniciando a vida escolar. Também estamos dando ordem de serviço para reforma da escola. A educação foi uma das áreas mais prejudicadas na pandemia e precisamos de muito esforço para que possamos atrair nossos jovens às salas de aula”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que as obras de construção do CRAS são importantes para as pessoas mais vulneráveis. “Nesse momento de crise que vivemos, a desigualdade aumenta e as pessoas mais necessitadas acabam precisando ainda mais dos esforços do setor público. Com muito esforço nas áreas de assistência social e educação, poderemos dar um futuro melhor aos nossos jovens”, reforçou.

O prefeito interino de Boa Esperança, Renato Barros, também participou da agenda. “Estamos recebendo um presente e temos que cuidar, principalmente, da qualidade do ensino. Receber uma escola é muito bom, mas é importante cuidar do ensino, dos professores e dos alunos para que possamos melhorar a cada dia os indicadores da educação”, comentou.

Investimentos

No processo contínuo de melhoria das edificações escolares, a Escola Antônio dos Santos Neves passará por um processo de reforma e ampliação, passando dos atuais 2.466,24 metros quadrados para 4.792,25 metros quadrados de área construída, que proporcionará melhor conforto aos usuários e melhora da qualidade do ensino e aprendizagem.

A nova unidade contará com 16 salas de aula, biblioteca, sala de artes, pátio coberto, refeitório, sala multiuso, laboratório de química/biologia, laboratório de matemática/física, sala de recursos especiais, duas salas de informática e ambiente administrativo. O prazo para a execução da obra é de 900 dias.

Também será construída uma quadra poliesportiva com arquibancada, destinada à prática de futebol de salão, basquetebol e voleibol. A cobertura será em telha termoacústica e fechamento lateral, que minimizam a incidência de luz, garantindo assim, melhor conforto térmico. A quadra terá área construída de 695 metros quadrados e deve ficar pronta em 150 dias. O valor total do investimento é de mais de R$ 8,6 milhões.

O diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, falou sobre a importância da obra: “O Governo do Estado está fazendo um investimento robusto, são várias escolas reformadas e quadras sendo construídas que vão proporcionar aos alunos e professores um ambiente mais confortável e digno”, disse.

Durante a agenda oficial, o governador participou da inauguração das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vera Lúcia Pacanhã Vieira, no Centro de Boa Esperança. A unidade conta com 12 salas de aula, sendo oito para creche e quatro para pré-escola. A construção possibilitará a ampliação de 83 vagas na rede pública municipal, passando atender 320 crianças da Educação Infantil (creche e pré-escola). O Estado repassou cerca de R$ 1 milhão ao Município.

Também estiveram presentes na solenidade, os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação) e Paulo Foletto (Agricultura); os prefeitos André Sampaio (Montanha), Arnóbio Pinheiro (Pinheiros), Atanael Passos Wagmacker (Mucurici), André Fagundes (Nova Venécia), Uelikson Boone (Vila Pavão) e Marcos Guerra (Jaguaré); os deputados estaduais Renzo Vasconcelos, Alexandre Xambinho, Freitas e Raquel Lessa; além de secretários municipais, vereadores e lideranças da região.


Leia mais

Leia também