Golpe da CNH: veja como saber se uma autoescola é legalizada

Compartilhe

Uma dona de casa do Espírito Santo quase caiu em um golpe ao tentar tirar a carteira de motorista. Uma pessoa que dizia que trabalhava em uma autoescola e prometia a habilitação sem que a mulher precisasse comparecer às aulas e nem fazer provas. Veja aqui a reportagem de Roger Santana, da TV Gazeta.

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Harlen da Silva, garantiu que o órgão não emite habilitações nas condições oferecidas pelo golpista.

“Isso não existe. Isso é um ato ilegal, uma tentativa muitas vezes de fraudadores, estelionatários ganharem dinheiro da população e muitas vezes pessoas caem nisso, vendo a facilidade, uma possível facilidade, e caem nesse golpe”, declarou Halen à TV Gazeta.

No site do Detran-ES é possível conferir se a autoescola é ou não legalizada. São mais de 200 em todo o estado.

O interessado pode escolher um dos municípios capixabas e acessar a lista de autoescolas registradas.

“Eles são obrigados a se credenciar junto ao órgão de trânsito, que é o Detran. Então se não estiver no site do Detran, não assine nada, denuncie, porque você pode estar entrando num golpe”, orientou o diretor do órgão.

A mulher, que pediu para não ser identificada, disse que pesquisou na internet “qual autoescola está com o valor mais em conta na categoria A e B?” e enviou uma mensagem para o telefone celular de uma suposta autoescola que apareceu na busca.

A resposta foi o áudio transcrito abaixo:

“Processo sem burocracia, livre de aulas e exames, a gente faz todas as suas aprovações por nossa autoescola, que são as partes burocráticas, a gente faz todas as aprovações, tá bom. É uma CNH [Carteira Nacional de Habilitação] 100% original e quente, emitida dentro do Detran da sua cidade, com prontuário, Renach [Registro Nacional de Condutores Habilitados] e registro no sistema do Detran da sua cidade”.

“Eu achei bem estranho, né. Eu pensei: como que o Detran vai dar uma carteira pra uma pessoa que nunca fez uma aula? A pessoa vai sair matando todo mundo aí?”, falou a mulher.

O número de telefone para o qual a mulher enviou a mensagem é de São Paulo. A dona de casa logo percebeu que seria um golpe, mas continuou a conversa. A habilitação nas categorias A e B custaria R$ 1,6 mil. O golpista pediu que ela enviasse cópia do RG, do CPF, uma foto e uma folha em branco com uma assinatura dela.

“Eu fui e falei com ele: ‘olha, mas mandar uma folha assinada em branco? Fica difícil, né. Você não tem um contrato?’ Aí ele me mandou um contrato de uma autoescola normal, com as aulas normais, né”, relatou a mulher.

O contrato trazia o nome e o registro de uma autoescola localizada em Campinas (SP). Mas o golpista caiu em uma contradição. Em uma das conversas, ele passou para a dona de casa um número de registro diferente. De uma autoescola que fica no interior Pará.

A reportagem tentou entrar em contato com o homem, mas as ligações não foram atendidas.

A Polícia Civil orientou que a dona de casa procure uma delegacia e registre uma ocorrência para dar início a uma investigação.

“Eu senti uma sensação de impotência. Ou seja, você tá na sua casa, você vive dignamente, né, com aquilo, né, que entra dentro da sua casa com o suor do trabalho e de repente você se vê numa situação dessa daí e vai ter muita gente que vai cair, infelizmente, vai cair num golpe desse né”, lamentou a mulher.

A reportagem entrou em contato com a autoescola de Campinas, que respondeu que não conhece e não trabalha com Renato Yorran, nome usado pela pessoa que falou com a dona de casa. A autoescola do Pará não respondeu.

 

Golpista pedia documentos e assinatura da dona de casa que quase caiu em golpe da CNH

Golpista pedia documentos e assinatura da dona de casa que quase caiu em golpe da CNH

 

Leia também

Entra em vigor portaria que reconhece adoção das boas práticas agrícolas

O mês de julho começou com uma novidade para o setor agrícola. Desde esta sexta-feira (1°) está em...

Brasil tem 21 casos confirmados de varíola dos macacos; um caso é no Espírito Santo

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (29), que o Brasil tem 21 casos confirmados de varíola dos...

TCU analisa contas do governo federal de 2021

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia hoje (29) as contas do presidente da República, Jair Bolsonaro, relativas ao ano...

Bueiro é construído no Rio do Campo; agora são 80 em um ano e seis meses de gestão

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus servidores construíram mais...

Dança das escolas abrilhanta o segundo dia da Festa de São Pedro, em Barra de São Francisco

A apresentação de danças das escolas municipais e das quadrilhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta terça-feira (28)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (28) com alta de 1,04% e o produto...

Polícia Federal quer criar DNA do ouro para combater crimes cometidos na comercialização do mineral

Uma plataforma digital criada pelo Instituto Escolhas, que mapeia caminhos do comércio ilegal de ouro, revela que o...

Tradicional procissão marítima de São Pedro volta a ser realizada em Vitória

A 94ª edição da procissão marítima de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, foi realizada...