Gilberto Gil será o homenageado do Festival de Cinema de Vitória

Gilberto Gil será homenageado da 27ª edição do Festival de Cinema de Vitória — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/BBC

Festival, que acontece em novembro, vai exibir trecho exclusivo do documentário ‘Disposições Amoráveis’, que acompanha viagem de Gil a três países.

Por Any Cometti, G1 ES

Gilberto Gil será o homenageado da 27ª edição do Festival de Cinema de Vitória, o maior festival de cinema do Espírito Santo. Em 2020, o evento acontece de 24 a 29 de novembro, de forma online e totalmente gratuita.

O Festival exibirá com exclusividade um trecho do documentário inédito “Disposições Amoráveis”, de Ana de Oliveira, que acompanha as percepções de Gil em três países diferentes: Chile, Índia e Uruguai. Neste último, Gilberto Gil se encontra com o ex-presidente do país, Pepe Mujica.

Cantor, compositor e ex-ministro da Cultura (2003-2008) do governo Lula, Gil é autor de várias trilhas sonoras do cinema brasileiro, como a de Eu, Tu, Eles, que deu origem ao álbum As Canções de Eu, Tu, Eles, com músicas compostas especialmente para o filme. Algumas delas, cantadas por Luiz Gonzaga.

Festival

O Festival de Cinema de Vitória recebeu mais de mil inscrições de filmes para a edição de 2020. Em sua 27ª edição, serão 12 mostras competitivas e mais de 20 premiados em diversas categorias com o Troféu Vitória.

O evento também conta com workshops, webconferências, seminários, laboratórios, debates e apresentações musicais. A programação completa será divulgada em breve pelas redes sociais do Festival.

O evento será realizado em formato online, seguindo os protocolos para a redução do contágio pelo coronavírus (Covid-19). Caso os decretos municipais e estaduais que estabelecem o isolamento social e a proibição de aglomerações sejam retirados, o Festival voltará a acontecer de forma presencial.

Leia mais

Leia também