Gestores participam do I Seminário Distrital de Avaliação Educacional

Compartilhe

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores | Foto: Mary Leal/ SEE-DF
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores | Foto: Mary Leal/ SEE-DF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) promoveu, nesta terça-feira (3), o I Seminário Distrital de Avaliação Educacional. O evento é destinado aos coordenadores regionais de ensino e aos gestores das escolas públicas. O objetivo é promover o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de palestras e orientações sobre a avaliação. Neste ano, as provas do Saeb serão entre 23 de outubro e 10 de novembro.

A mesa de abertura do evento, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manoel Palácios.

“A avaliação não é só do estudante, mas também da rede como um todo”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

A secretária Hélvia Paranaguá falou sobre a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores. “A avaliação não é só do estudante, mas também da rede como um todo. Então, as escolas públicas e seus gestores estão aqui recebendo durante todo o dia orientações importantes sobre a prova e seus resultados. Temos também palestras com professores convidados, que trouxeram seus relatos e experiências”, disse.

O seminário ocorreu durante todo o dia com a presença de convidados e palestrantes especiais. Pela manhã, houve mesa redonda com a presença de professores da Secretaria de Educação que defenderam recentemente dissertações na área de avaliação educacional. Além disso, dois diretores de escolas públicas compartilharam experiências significativas após a realização das provas.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores | Foto: Mary Leal/ SEE-DF
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores | Foto: Mary Leal/ SEE-DF

No período da tarde, os presentes puderam assistir a mais debates com relatos de experiências por meio dos articuladores responsáveis pelo Saeb e também a uma palestra com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Teresa Gonçalves Alves.

O evento foi idealizado pela Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da SEE-DF com o intuito de promover e reforçar políticas públicas educacionais voltadas para a alfabetização dos estudantes. “O seminário vem com a ideia de capacitação de pessoal de forma acadêmica para que eles possam se aperfeiçoar ainda mais na teoria e na metodologia dessas avaliações de larga escala e, assim, poder levar para o ambiente escolar”, destacou a gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves.

Quanto mais perto os professores e estudantes estiveram das avaliações melhor será para o país”Manoel Palácios, presidente do Inep

O presidente do Inep, Manoel Palácios, falou sobre a preparação dos profissionais da educação como um instrumento significativo de melhoria dos resultados educacionais. “Esse encontro faz parte de um esforço que ocorre em todo o país. A avaliação educacional é uma ferramenta da gestão das redes de educação pública. Quanto mais perto os professores e estudantes estiveram das avaliações melhor será para o país”, ressaltou.

Saeb 2023

O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro. A avaliação é realizada em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, já que permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.

Entre outros aspectos, a avaliação possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF

Leia também

PEC dos Precatórios e escolha do novo ministro do STF movimentam a agenda política do Congresso Nacional

O ano legislativo já está na reta final, mas o Congresso Nacional ainda pretende destravar pautas importantes antes...

Reforma tributária alinha Brasil às melhores práticas de tributação, diz especialista em IVA

Apesar do aumento de exceções em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, a reforma tributária que...

Boi gordo registra forte baixa no preço nesta segunda-feira (27)

A cotação do boi gordo começou esta segunda-feira (27) com forte queda de 2,30% e o produto é...

Últimos dias de novembro terão chuva e alta umidade

Por causa do calor e da umidade em alta, uma frente fria se aproxima com a chegada de nuvens...

Parceria entre governo do Estado e prefeitura leva reforma da quadra ao distrito de Monte Sinai

Um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Barra de São Francisco, está sendo possível...

Morte de professora de Língua Portuguesa, de 33 anos, choca Boa Esperança

  A morte de uma professora de Língua Portuguesa, de 33 anos, identificada como Laís Aguiar Carvalho, chocou a...

Homem é assassinado a tiros enquanto pilotava moto em Jaguaré

  Um homem de 28 anos, identificado como Jovenilson dos Santos Scharles, foi assassinado a tiros na manhã desta...