Gestores Municipais que receberam as vacinas

Compartilhe

Oi, gente, aqui é a Karina, e hoje tem mais um episódio do nosso podcast. O tema é a vacinação nos Municípios brasileiros.

Nos episódios anteriores, a gente falou que o Brasil já vacinou, até agora, mais de 83% da sua população. É muita gente! São cerca de 187 milhões de brasileiros e brasileiras vacinados com primeira e segunda doses da vacina contra a Covid.

A gente sabe que isso só foi possível graças a um trabalho incansável do nosso Sistema Único de Saúde, o SUS, que está fazendo com que as vacinas cheguem em todos os municípios brasileiros.

E só pra gente ter uma ideia da importância desse trabalho, vamos ouvir o que o Jader Danielli, Secretário de Saúde de Chapecó, tem a dizer sobre a vacinação por lá.

“O município de Chapecó busca vacinar amplamente sua população contra a Covid dezenove. Sendo que aplicou ao longo de aproximadamente dezoito meses, mais de quinhentas e duas mil doses. (…) Temos também, que frisar a importância do SUS nesse processo. Com agilidade no fornecimento da vacina. Em Chapecó, na primeira dose, tivemos uma cobertura de noventa e seis porcento. Na segunda dose, noventa e três vírgula setenta porcento. Na terceira dose e demais reforços, mais de sessenta porcento. Isso fez com que diminuíssemos significativamente o número de mortes em nosso município, tendo um controle efetivo da doença nesse momento.”

É a vacina salvando vidas, gente! 

Pra gente ter uma ideia desse trabalho, o Portal da Transparência divulgou que o Governo Federal investiu desde 2020, mais de 639 bilhões de reais com as ações de combate à pandemia. 

Essa vitória é nossa. É de cada brasileiro e brasileira, mas, como diz o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, é uma vitória também dos trabalhadores da saúde. Diz aí, Chico, pra quem a gente dá os parabéns?

“A todos os nossos servidores da saúde, a esses bravos servidores e servidoras que tiveram na linha de frente. É nesses momentos que a gente tem que valorizar o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, porque a estratégia de imunização é exatamente uma das políticas mais acertadas do nosso Sistema Único de Saúde.”

É gente. E pra concluir nosso episódio de hoje, você já sabe: Onde tem SUS, tem vacina.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também

Pesca: exportação de produtos da piscicultura cresce 100% e soma US$ 14,3 milhões em vendas

O Brasil exportou 100% a mais de produtos da piscicultura no primeiro semestre deste ano em comparação com...

Posto de Saúde do Itá volta a ter atendimento médico

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (12), as reformas do posto de saúde do Córrego do Itá, localizada...

Motociclista morre em acidente na rodovia entre Nova Venécia e São Gabriel da Palha

Um motociclista morreu em uma colisão entre a moto em que pilotava e uma carreta na tarde deste...

Vila Pavão participa de encontro de falantes pomerano em Santa Maria de Jetibá

  O município de Vila Pavão participa hoje e amanhã, em...

Ação de saúde foi realizada no distrito de Itaperuna no último sábado em Barra de São Francisco

Foi realizada no último sábado, 13/08, uma Ação de Saúde no distrito de Vila Itaperuna, na ação foram...

Continua campanha de vacinação contra Poliomielite, Influenza, Meningite e Covid

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando nesta semana a...

Ipea projeta queda da extrema pobreza no Brasil em 2022

Um estudo apresentado nesta quarta-feira (17) pelo presidente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erik Figueiredo, aponta estimativa...

ES: frente fria derruba temperaturas e traz chuva no fim de semana

O aviso é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Segundo o instituto, nesta...