Gestores da área de controle interno de todo o País debatem ações em encontro no Estado

Gestores da área de controle interno das esferas federal, estadual e municipal de todo o País participam, nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), da 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Vitória. Esta é a segunda vez que o colegiado se reúne no Espírito Santo. A primeira foi em 2013. O encontro acontece no Hotel Comfort Suites, na Praia do Canto, em Vitória, e é uma realização do Conaci e da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

A programação começou com a apresentação “Relacionamento Controle Externo x Controle Interno: Limites de Atuação e Desafios”, com o secretário federal de Controle Interno (CGU), Antonio Carlos Bezerra Leonel. Em seguida, o consultor da ONG Transparência Internacional Brasil, Guilherme France, falou sobre os objetivos e resultados do Programa Integridade nos Estados Brasileiros.

Em paralelo à reunião plenária, uma câmara técnica foi formada para debater os aspectos práticos e os desafios na aplicação da Lei Anticorrupção. A coordenação da Câmara está a cargo da Secont, com a presença do subsecretário de Integridade Governamental e Empresarial, Marcelo Altoé. O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar
Camata, ressalta que o Espírito Santo é o Estado mais efetivo na aplicação da Lei Anticorrupção. “A Câmara Técnica vai propor mecanismos para uniformizar a aplicação da lei
em todo o País”, explicou Camata.

Também participam da Câmara Técnica representantes das controladorias dos municípios de Belo Horizonte e Porto Velho; dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Paraná; e da Petrobras. O evento continua até sexta-feira (13) e contará com apresentações de representantes de estados membros sobre boas práticas nas áreas de controle interno, combate à corrupção e fortalecimento da transparência.

Objetivos

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) reúne membros de órgãos de controle de todo País com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e práticas. A proposta do colegiado é possibilitar o trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de trocar experiências, o Conaci promove a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse destes órgãos e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

Leia mais

Secretaria da Saúde divulga 35º boletim da Covid-19

O Espírito Santo tem 139 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta quinta-feira (02). O...

MDR investe R$ 33,2 milhões na instalação de dessalinizadores em Pernambuco

Ao todo, serão instalados 170 sistemas de dessalinização – Foto: Paulo de...

Mais três casos de Covid-19 são confirmados em São Mateus

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus...

Procon-ES suspende temporariamente as audiências de conciliação

Como medida de prevenção e controle do Covid-19, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do...

Leia também

Polícia Federal prende suspeito de assaltos aos Correios no Espírito Santo

Segundo a Polícia Federal, ele participou de crimes entre setembro de 2019 e abril de 2020. Um homem de 20 anos foi preso, na manhã...

Espírito Santo anuncia mudança em horário do comércio para municípios com menos de 70 mil habitantes

Prefeituras terão liberdade para escolher os horários, respeitando as diretrizes de funcionamento diário máximo de seis horas com fechamento até as 18h.

Ademir Teixeira confirma pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão

O funcionário público, Ademir Teixeira (PDT), confirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão. Ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Vila Pavão e formado em...

Lives do fim de semana têm Skank, Elza Soares e música sertaneja

Diversas lives vão ocorrer no fim de semana...