Gedson Merízio defende valorização dos professores. “Eles são responsáveis pela educação de quem vai construir o futuro e precisam ser valorizados”

Não é apenas falar de educação, mas também ouvir a realidade dos educadores para uma gestão eficaz. Foi com este objetivo que o pré-candidato a prefeitura de Guarapari, Gedson Merizio (PSB), realizou na última quinta-feira (13), uma live com dois convidados da área de educação da cidade.

Thiago Menini, mestre em História Social, professor e gestor de escola, e Cibele Kemeicik, mestre em Ensino de Física e professora municipal participaram do bate-papo, que abordou diversos assuntos e trouxe ainda mais clareza para as deficiências atuais e possíveis melhorias em um dos setores mais importantes para a nossa população.

Um dos assuntos foi a necessidade de eleição para diretores e coordenadores das escolas municipais. Hoje, esta decisão tem muita interferência política, mas na opinião dos presentes isso não deve continuar assim! É preciso ter pessoas capacitadas para gerir todos os setores de uma escola. “Eu sou defensor de que nós tenhamos eleições de diretores e coordenadores e que eles possam estar preparados para assumir o cargo proposto. No nosso plano de governo definimos, com a ajuda de educadores, algumas regras a serem alcançadas para os cargos.”, afirmou o pré-candidato Gedson Merizio.

Os professores são responsáveis pela educação de quem vai construir o futuro e precisam ser valorizados. Durante a live, a mediadora Thais Machado perguntou para a convidada Cibele se ela se sente valorizada como professora municipal. A professora respondeu que é reconhecida pelos alunos e diretores, mas não se sente muito valorizada pelo município. “Várias vezes vemos eles trazendo formadores de fora que falam exatamente o que nós poderíamos falar e, muitas vezes, pagam um custo alto por isso. E nós estamos ali, à disposição deles e não usam aquele saber que nós temos.”, relatou Cibele.

Educação Especial foi outro tema muito presente e de grande relevância durante a conversa. É preciso ter profissionais qualificados e treinados para atender os alunos com necessidades especiais. As formações nesta área precisam ser ampliadas e práticas. Os professores devem aprender a aplicar toda a teoria e para isso foi levantando a importância das oficinas e atividades.

A educação pode mudar o futuro de Guarapari e por isso é importante uma Secretaria composta por profissionais técnicos e capacitados. Gedson comentou sobre o que acredita ser o melhor para este importante setor da cidade. “Eu defendo a ideia de nós profissionalizarmos a gestão escolar. Criaremos uma Secretaria de Educação técnica que vai nos trazer dados. Quando temos o diagnóstico, a tomada de decisão fica mais fácil, o que diminui e até evita erros”.

O pré-candidato a prefeito de Guarapari está com um projeto de lives semanais para escutar a população através de representantes de diversos setores que compõe a cidade. Esta proximidade e escuta ativa é o que Gedson promete manter durante o seu governo. Ele afirma que “O poder público tem que entender que nós precisamos escutar a sociedade para tomarmos decisão. É por isso que eu estou aqui! Conversei com jovens, com o pessoal da cultura, mulheres, educação e conversaremos com outros setores. Nós queremos escutar! Ninguém melhor do que o povo sabe, pois é o povo que está sofrendo. Escutando vocês construirmos, de forma democrática, uma administração municipal.”

A próxima live está marcada para o dia 20/08, próxima quinta-feira, e vai abordar o tema da Saúde em Guarapari. A transmissão inicia às 20h e será realizada através das redes sociais oficiais do Gedson. Você pode enviar sua pergunta através de mensagem inbox e também participar ao vivo.

Leia mais

Motos clonadas são apreendidas em Barra de São Francisco, Água Doce do Norte e Ecoporanga

No último sábado, 11/072020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular e ao realizar as...

Auxilio Emergencial será prorrogado por dois meses

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a prorrogação do auxílio durante a 34ª Reunião do Conselho de...

MEC autoriza ensino à distância para cursos de educação profissional técnica

Instituições deverão repor as aulas integralmente, para cumprimento da carga horária total estabelecida no plano de curso Foto: EBC Por causa da pandemia do coronavírus,...

Leia também

ES: Polícia Federal faz operação contra exploração sexual de crianças na internet

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (29) uma operação contra a exploração sexual de crianças na internet. A Operação Prostasia cumpriu dois mandados...

Governo do Estado aumenta prazo para solicitar pagamento de multas com desconto de até 85%

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), prorrogou o prazo para a solicitação do pagamento de multas...