Garantia de uma nova geração: mais de cem filhotes de baleias jubarte são vistos em expedição entre Bahia e Espírito Santo

Monitoramento foi feito pelo Projeto Baleia Jubarte entre agosto e setembro. Mais de 400 baleias adultas também foram observadas no trajeto.

Por G1 BA e TV Bahia

Mais de cem filhotes de baleia jubartes e 460 animais adultos foram vistos entre a Bahia e o Espírito Santos, durante uma expedição feita por integrantes do Projeto Baleia Jubarte, que trabalha no monitoramento, pesquisa e conservação da espécie.

  • ‘Berçário’ das baleias jubartes, Bahia concentra maior parte da espécie durante temporada de reprodução; VÍDEO

“A expedição foi um sucesso, o resultado foi ótimo”, disse Enrico Marcovaldi, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, e que ficou à frente da expedição.

A expedição começou no final de agosto, em Salvador, e terminou no final de outubro, quando as equipes retornaram para a capital baiana. A observação foi feita em Salvador, Morro de São Paulo (Cairu), Barra Grande (Maraú), Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Cumuruxatiba (Prado), Caravelas, Abrolhos, Conceição da Barra (ES), Barra do Riacho (Aracruz – ES) e Vitória (ES).

“Um balanço super positivo, essa temporada se caracterizou pela grande quantidade de filhotes. Garantia de uma nova geração de baleias aqui no nosso litoral, e a gente está muito feliz”, afirmou o coordenador do Projeto Baleia Jubarte.

Enrico explicou que, em todo o trajeto percorrido, foi possível observar, também, o impacto da pandemia da Covid-19 nos locais visitados. No entanto, ele afirma que ainda não é possível fazer uma avaliação definitiva se houve algum impacto para as aleias, menos com menos embarcações no mar nesse período.

“Pode ser que tenha influenciado [a pandemia], mas, em 2017, tivemos uma temporada bem semelhante, sem pandemia. [Na expedição desse ano] conseguimos documentar ao logo das paradas, a realidade de cada município, atividade turística, como a pandemia afetou as pessoas e as atividades econômicas”, completou.

Leia mais

Leia também