Galeria Homero Massena abre chamada pública para ‘Fórum da Imagem’

Por que produzimos tantas imagens? A Galeria Homero Massena (GHM) abre a chamada pública para seu primeiro ‘Fórum da Imagem’. O objetivo é debater a construção de imagens urgentes e selecionar artigos que discutam o tema. A ação integra o Programa de Pesquisa e Formação da GHM, que discute a produção fotográfica no contemporâneo.

O ‘Fórum da Imagem’ é um projeto de formação e difusão a partir da urgência do contexto em que nos deparamos neste ano. O objetivo principal é norteado pelo debate sobre a demasiada produção da imagem fotográfica e seu auge em período de distanciamento social.

O projeto pretende incentivar a reflexão sobre os pontos aparentemente distantes entre saúde, sociedade e estética, tentando entender que a produção coletiva de saúde e a responsabilidade sanitária estão diretamente ligadas a como consumimos, produzimos e nos relacionamos esteticamente.

Segundo o diretor da Galeria Homero Massena e idealizador do projeto, Nicolas Soares, neste cenário atual de distanciamento social, necessário para evitar a propagação do novo Coronavírus, se realiza, paradoxalmente, o momento da salvação pelas imagens. “É fundamental que discutamos como temos produzido imagens, com que meios e com quais fins? Por onde a imagem do agora circula e perdura no tempo? Onde está a fotografia que vi a um segundo atrás? Quem são os milhares de rostos que vemos por segundo? Onde habitam as paisagens? Quanto mais produzimos imagem, temos a impressão de não ter imagem alguma”, afirma Nicolas Soares. 

Submissão de artigos

A primeira etapa do Fórum da Imagem abre uma chamada pública para submissão de artigos, textos críticos de artistas e pesquisadores. Serão selecionados cinco críticos que apresentarão cinco textos discutindo questões pertinentes da produção da imagem fotográfica no contemporâneo. Os textos serão publicados na página do Fórum da Imagem GHM e farão parte da segunda etapa que abrirá chamada pública para o recebimento de imagens. 

O fruto do projeto será a publicação de um catálogo reunindo os textos e imagens selecionadas pela chamada pública.

Acesse os arquivos

 Chamada Pública: AQUI

 Termo de autoriaAQUI

Inscrições

As inscrições estarão abertas até 19 de junho de 2020, através de formulário on-line. Clique AQUI: https://forms.gle/XBJBhTk61W1osXnV7 . Serão exigidos:

 

– Currículo atualizado;

 – Resumo contendo de 3 a 5 palavras-chave;

 – Artigo (texto) contendo de 5 a 7 laudas.

 

Leia mais

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 20/03/2020

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de...

Militares receberam auxílio emergencial de R$ 600,00 de forma irregular

As irregularidades ocorrem no momento em que 17 milhões de brasileiros ainda aguardam uma resposta, até amanhã, sobre a solicitação para o recebimento do...

DER coloca sete quebra-molas entre Barra de São Francisco e Monte Senir

O Departamento de Estafadas e Rodagem (DER), colocou...

Leia também

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...

Espírito Santo chega a 1.803 mortes e 53.393 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (4), o aumento é de 22 mortes e 569 novos casos da doença. Até o momento,...

Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no Sul

Há possibilidade de um novo ciclone no sul...

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Ecoporanga

Na última sexta-feira (03.07), os militares de Ecoporanga receberam a informação de que um cidadão estaria com mandado de prisão em aberto e que...