Funcionário de operadora de telefonia é preso no Espírito Santo suspeito de aplicar golpes em clientes

Um funcionário de uma operadora de telefonia foi preso na tarde desta segunda-feira (5) em um shopping da Grande Vitória por suspeita de aplicar um golpe que colocava em risco dados e senhas de clientes. As informações são de Any Cometti e André Falcão, do G1 ES.

Segundo as investigações, o suspeito mudava a titularidade das linhas telefônicas e, assim, disponibilizava os dados dos clientes, principalmente senhas, documentos e dados bancários, a outros criminosos. O crime foi denunciado à Polícia Civil pela própria empresa.

Para ter acesso ao sistema, ele usava senhas de outros funcionários da operadora, que trabalham em outros estados. Por cada operação feita, recebia uma quantia em dinheiro, segundo o delegado.

“O funcionário usava a senha de outros funcionários da empresa e mudava a titularidade da linha, pegava uma linha telefônica e colocava em um outro chip que o criminoso, por sua vez, utilizava para recuperar as senhas de redes sociais, e-mail e principalmente senhas bancárias dos clientes”, disse o delegado Brenno Andrade. Só quando o cliente conseguia reabilitar a linha no seu nome é que verificava o prejuízo.

Delegado Brenno Andrade disse que funcionário de empresa de telefonia foi preso por roubar dados de clientes.

O delegado ainda explicou que é um tipo de golpe difícil de ser evitado por parte dos clientes. “Geralmente, a vítima não pode fazer outra coisa, porque ela está usando o aparelho e, do nada, a linha é desabilitada”.

O homem foi preso em flagrante enquanto atendia duas pessoas em uma loja de telefonia em um shopping da Grande Vitória. A empresa em que ele trabalhava monitorou as ações para fornecer informações à polícia e garantir a prisão.

“A empresa de telefonia e o shopping colaboraram com as investigações. Ele acionou de forma voluntária o sistema da empresa, acessou dados de terceiros. A empresa, monitorando, avisou à polícia e nós efetuamos a prisão em flagrante. Ele estava atendendo duas pessoas”, contou o delegado.

Em três meses, a polícia acredita que ele tenha enganado de 30 a 40 clientes da empresa. Não há registro de vítimas no Espírito Santo, mas a polícia acredita que mais denúncias podem chegar.

A investigação continua porque outras pessoas que participavam desse crime estão sendo investigadas. O homem foi preso em flagrante e vai responder pelos crimes de violação de sigilo e falsidade ideológica.

Leia mais

Eleições podem ser suplementares em municípios afetados pelo Covid-19. Entenda

Em entrevista ao Brasil 61, o senador Weverton (PDT-MA) — relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais —...

TCU autoriza renovação de contratos das Estradas de Ferro Vitória a Minas e Carajás

A renovação antecipada dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi antecipada...

Instituto EDP lança 5º edição do Projeto Educação Empreendedora, que beneficiará 2.500 estudantes

Iniciativa ajudará escolas da rede pública do Espírito Santo a lidar com os efeitos da pandemia...

Caixa inicia desbloqueio de contas do auxílio emergencial por problemas cadastrais e suspeita de fraude

Os usuários do aplicativo Caixa Tem, utilizado para o recebimento do auxílio emergencial, já podem realizar o desbloqueio das contas que apresentaram inconsistência cadastral....

Leia também

INDICADORES: Semana termina (30) com queda no café arábica

A saca de 60 quilos do café arábica termina a semana (30) com queda de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,73...

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...