Funarte inaugura espaço para atividades artísticas no centro de Belo Horizonte

Funarte inaugura espaço para atividades artísticas no centro de Belo Horizonte

Casa fica localizada em frente à Praça da Liberdade, no centro da cidade Foto: Lúcia Sebe/Imprensa MG

Uma casa dedicada às artes e cultura com espetáculos de música, dança, teatro, artes visuais e poesia começa a funcionar em Belo Horizonte (MG) com a inauguração, nesta segunda-feira (9), da Casa Funarte Liberdade. O novo espaço cultural será gerido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério do Turismo.

“Agregando agora esse importante equipamento da Funarte, vai proporcionar que o Ministério do Turismo, em parceria com o governo do estado, possa fazer desse circuito da Praça da Liberdade o principal hub de distribuição do turismo de Minas Gerais. Essa é nossa missão para que os turistas que vierem a Minas Gerais tenham como passagem obrigatória aqui o circuito da Praça da Liberdade”, destaca o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

Localizada em frente à Praça da Liberdade, no centro da cidade, o espaço inicia as atividades no ano em que Minas Gerais completa 300 anos. A agenda de eventos fará parte do Circuito Cultural e Turístico Liberdade que integra museus, centros culturais e salas de espetáculos da região.

A ideia é que a casa se torne um polo artístico da cadeia produtiva das artes e contribua para incluir as inovações da era da informação on-line e a arte digital. Também terá atividades de capacitação artística.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o potencial turístico de Minas Gerais e afirmou que a intenção é impulsionar a sinergia entre o turismo e a cultura com a inclusão da Casa Funarte Liberdade no Circuito Cultural e Turístico Liberdade.

“Agregando agora esse importante equipamento da Funarte, vai proporcionar que o Ministério do Turismo, em parceria com o governo do estado, possa fazer desse circuito da Praça da Liberdade o principal hub de distribuição do turismo de Minas Gerais. Essa é nossa missão para que os turistas que vierem a Minas Gerais tenham como passagem obrigatória aqui o circuito da Praça da Liberdade”, destaca o ministro.

Ele afirmou ainda que a intenção é que as atividades culturais tragam emprego e renda. “A realidade do turismo e da cultura é também gerar emprego, renda, gerar negócios, movimentar as empresas e isso aí é um desafio muito grande.”

Atividades

A programação do espaço conta com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio dos projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Os projetos são promovidos em parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da escola de música da universidade.

Atenção à cultura local

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, ressaltou que o Governo Federal trabalha para descentralizar a distribuição de recursos para a área cultural, fazendo com que o dinheiro chegue mais a artistas locais e regionais e aqueles que mais precisam. “Que os recursos da Lei Rouanet pudessem ser mais democraticamente distribuídos e não apenas para um seleto grupo que tinha o acesso a milhões e milhões de reais da lei. O Presidente Bolsonaro disse para fazer com que os recursos da cultura possam chegar aos artistas que mais precisam no Brasil. Precisam de quê? De oportunidades e visibilidade”, explicou o ministro.

 

Leia mais

Galo Velho do Tatu/Barra de São Francisco jogou no campo do Arara com os Amigos

Aconteceu neste sábado, 14 de março de 2020,...

Epidemiologista explica aumento de casos de Covid-19 no interior do Espírito Santo

1 de 1 Marechal Floriano, no ES, dobrou número de atendimentos — Foto: Reprodução/ TV Gazeta Os casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) estão crescendo...

Ex-vereador de Barra de São Francisco, Zé Ramiro morre em Aracruz vítima de Coronavírus

Zé Ramiro O ex-vereador de Barra de São Francisco, José Ramiro Merlo, o Zé Ramiro, morreu neste domingo, 28 de junho de 2020, em um...

MEC oferecerá internet gratuita para alunos em situação de vulnerabilidade

A ideia é destinar internet gratuita a cerca de 400 mil alunos. – Foto: ...

Leia também

ES: suspeito de roubo é preso após bater o carro em ônibus durante perseguição policial

Um homem suspeito de utilizar um carro roubado...

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...