Funai entrega tratores a comunidades indígenas

Um conjunto de equipamentos agrícolas adquiridos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) impulsionará o desenvolvimento de atividades agrícolas das etnias Guarani e Kaingang, no Paraná e em Santa Catarina. As Terras Indígenas Kondá, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal e Palmas receberam cada uma um trator com carreta, plantadeira, adubadeira e grade aradora. O maquinário foi cedido às aldeias por tempo determinado.

Os tratores foram entregues às lideranças indígenas pela unidade descentralizada da Funai em Chapecó (SC). A fundação investiu cerca de R$ 1,5 milhão no conjunto de equipamentos, que também será disponibilizado para outras Terras Indígenas executarem as atividades produtivas com mais eficiência.

“O indígena não precisa ser pobre. Ele pode usar a tecnologia e buscar sua autonomia. Por isso, estamos cumprindo mais um compromisso assumido pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier, em dar condições para que as comunidades indígenas possam produzir seu próprio alimento e se desenvolver na construção e conquista de sua cidadania”, afirmou a coordenadora regional da Funai em Chapecó, Azelene Inácio.

Etnodesenvolvimento

O apoio às atividades produtivas é uma das prioridades da atual gestão da Funai. Nos últimos dois anos, a fundação investiu cerca de R$ 30 milhões em projetos voltados à geração de renda nas comunidades indígenas, atendendo aos preceitos constitucionais de respeito aos usos, costumes e tradições de cada etnia.

Para o presidente da Funai, a promoção do etnodesenvolvimento é essencial no sentido de garantir a autonomia dos indígenas e fortalecer os laços nas aldeias. “Ao se desenvolver como comunidade produtiva, a aldeia passa a fortalecer sua identidade. Todos buscam melhores condições de vida. Com o indígena não é diferente. A busca por melhores condições de vida não representa perda de identidade étnica.”

Funai entrega tratores a comunidades indígenas

Conjunto de equipamentos agrícolas beneficiará as etnias Guarani e Kaingang, no Paraná e em Santa Catarina Foto: Funai


Leia mais

Leia também