Frio leva pessoas em situação de rua a se abrigar no Metrô de SP

Compartilhe

Com a previsão de baixas temperaturas no estado de São Paulo, o governo paulista decidiu reabrir a estação Pedro II do Metrô, na Linha 3-Vermelha, para abrigar pessoas em situação de rua desde ontem (11), em nova etapa da ação “Noites Solidárias”. Na última noite, 21 pessoas foram acolhidas no local, sendo 18 homens e três mulheres.

O acolhimento está previsto para acontecer, inicialmente, até a segunda-feira (13), começando às 19h e se estendendo até as 8h do dia seguinte, com distribuição de colchões, cobertores, kits de higiene e refeições.

A iniciativa mantém o mesmo formato da ação anterior, realizada entre 17 e 20 de maio e que abrigou 179 pessoas no total: capacidade para abrigar 100 pessoas por noite nas dependências da estação Pedro II do Metrô e o fornecimento de jantar às pessoas por meio de uma unidade do programa Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.

O tempo mais aberto durante a madrugada, com poucas nuvens, proporcionou condições favoráveis para que as temperaturas ficassem mais baixas e intensificasse a sensação de frio, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo. Em média, os termômetros registraram 9,9°C, sendo que os menores valores absolutos foram aferidos no extremo sul da capital.

As estações meteorológicas do CGE anotaram 5,9°C em Engenheiro Marsilac e 6,1°C em Capela do Socorro e Parelheiros. A máxima não deve superar os 17°C e a sensação de frio se mantém no decorrer do dia.

Previsão de mais frio

Segundo o CGE, a temperatura mínima deve chegar a 10ºC durante a próxima madrugada e a Defesa Civil Municipal mantém estado de alerta para baixas temperaturas para toda cidade. A previsão aponta que o ar frio polar só começa a perder força a partir da próxima quinta-feira (16), quando as temperaturas começam a aumentar.

A segunda-feira (13) deve começar com poucas nuvens, vento de sudeste e termômetros na casa dos 7°C, sendo que, nas regiões mais periféricas e próximas do extremo sul da cidade, o frio será mais intenso. As temperaturas máximas não deverão superar 16°C.

A madrugada de terça-feira (14) ainda será gelada, segundo o CGE. Os termômetros devem registrar em média 10°C, mas os ventos de sudeste potencializam a sensação de frio. O sol deve predominar ao longo do dia, mas as temperaturas máximas não devem passar dos 16°C.

Frio leva pessoas em situação de rua a se abrigar no Metrô de SP

Leia também

Ministério faz a segunda edição da Operação Narco Brasil

Em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho,...

1º Arraiá do Projeto Avivar francisquense foi sensacional na Escola João Bastos

A noite desta terça-feira, 28, vai ficar marcada pela realização do Arraiá do Projeto Avivar, na quadra da...

Futsal Feminino de Barra de São Francisco está na final dos JEES

As meninas da Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco estão na final dos Jogos Escolares...

‘Dia D’ de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid acontece neste sábado em Barra de São Francisco

Barra de São Francisco terá um novo Dia D de vacinação contra a Covid-19, Gripe e Sarampo, neste...

Vereadores vão em busca de sinalização na BR 342, em frente ao Bar do Saci

  O presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, Delei da Borracharia (Solidariedade), e os vereadores, Zé Luiz do...

Rio registra queda de 21% no número de homicídios dolosos em maio

O estado do Rio de Janeiro tem registrado queda nos crimes contra a vida este ano. Segundo o Instituto de...