FREPER: Mercado de carbono e reforma tributária são pautas prioritárias

Compartilhe

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (Freper)<\/a> lançou, nessa quarta-feira (25), uma pauta prioritária para o setor. A iniciativa pretende orientar os parlamentares sobre temas relevantes e recentes, como o aumento do preço de combustíveis, utilização de biocombustíveis e energia renovável.

Vice-presidente da Frente, o deputado federal Laercio Oliveira<\/a> (PP-SE) enalteceu o trabalho do grupo e defendeu a aprovação urgente de propostas importantes para o país. O congressista também lembrou de projetos apoiados pelo grupo que já foram aprovados e viraram leis, como a nova Lei do Gás. 

“O grande marco que celebramos é justamente a aprovação da Lei do Gás, que foi um trabalho coletivo. Eu fui o relator, mas toda a frente esteve envolvida, empenhada. Esse empenho e essa unidade que construímos em torno de todos os membros da frente foi o que provocou esse resultado que conquistamos”, disse.

Entre os assuntos considerados prioritários, a pauta prevê temas como licenciamento ambiental, mercado de carbono, mercado de gás, preços de combustíveis e simplificação tributária. Neste último caso, a Freper visa impulsionar o debate de propostas que contribuam para o desenvolvimento do país, como a reforma tributária. Assim, a frente defende urgência na votação da PEC 110/19.

MERCADO REGULADO DE CARBONO: “Não desmatar se tornará garantia de mais recursos”<\/a>

MP DOS CARTÓRIOS: Senado pode debater padronização das taxas de custo cobradas<\/a>

SANEAMENTO: MDR repassa R$ 3 mi para continuidade de obras em cinco estados<\/a>

O advogado tributarista Sebastião Dantas avalia que o atual sistema tributário impede que a população brasileira tenha melhor qualidade de vida. Segundo ele, o modelo em vigor compromete o funcionamento adequado das empresas, por meio de despesas que poderiam ser evitadas. 

“A urgência se dá exatamente para que a legislação tributária fosse simplificada e de mais fácil entendimento. O ideal mesmo é que fosse feita uma reforma de maneira ampla para que tudo fosse mais harmonizado e evitasse, inclusive, conflito de competência entre tributos”, destacou.  

No caso do mercado de carbono, a Freper projeta um ambiente estruturado para incentivar a diminuição de emissões dos principais setores produtivos, assim como para gerar uma progressiva e consistente demanda oficial para os projetos de redução e remoção de emissões que ocorrem no ambiente voluntário.

Já em relação à pauta do meio ambiente, o destaque vai para o licenciamento ambiental que, na avaliação dos parlamentares que compõem a frente, garante “adequação das atividades produtivas ao uso sustentável dos recursos naturais, a manutenção da qualidade do meio ambiente para as futuras gerações e a segurança da sociedade.”
 

Foto: Arquivo/Congresso NacionalFoto: Arquivo/Congresso Nacional

Leia também

Decreto suspende permissão para queimadas em todo território nacional

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (23) suspende – pelo prazo de 120 dias...

Municípios do Rio se unem para formar rede de cidades antirracistas

Convênio inédito foi assinado hoje (20) pela prefeitura do Rio de Janeiro e 23 municípios para criação da Rede de Cidades Antirracistas. O...

Mulher destrói carro a machadadas no meio da rua no Espírito Santo

  Uma mulher destruiu um carro a machadadas em uma rua de Linhares, no Norte do Espírito Santo, no...

Operação Acolhida ultrapassa 76 mil venezuelanos interiorizados no Brasil

No Dia Mundial do Refugiado, celebrado em todo 20 de junho, um importante instrumento para a recepção desse...

Brasil vence Bulgária e encerra etapa da Liga das Nações em 6º lugar

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a anfitriã Bulgária na Liga das Nações, com pressão total da...

1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco terá mega estrutura e show com Michel Teló

1° LEILÃO SOLIDÁRIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO em prol da construção do Lar São Francisco e reforma...

CCJ da Câmara aprova PEC que dá competitividade aos biocombustíveis

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (20),...

Zambelli minimiza prisão de ex-ministro e lembra que juiz já obrigou Bolsonaro a usar máscara

CAROLINA LINHARES  SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aliada de Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)...