Frente fria chega no Espírito Santo e municípios têm alerta de ventos e queda de temperatura

 

A frente fria que avança sobre o Brasil chegou, na noite dessa quarta-feira (28), no Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas com risco de onda de frio, declínio de temperatura e ventos costeiros para os municípios do estado.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê queda de até 10º C na temperatura com possibilidade de recorde de frio no Espírito Santo.

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou que a massa de ar de origem polar pode provocar uma onda de frio intenso. Com a passagem da frente fria pelo estado, as nuvens aumentam e chove com fraca intensidade. A massa de ar também poderá provocar aumento dos ventos, que podem chegar a 50 km/h.

Há três alertas de risco vigentes no Inmet para o Espírito Santo. O aviso de perigo para o declínio de temperatura é válido para todos os municípios e vai até a 0h de sábado (31). A queda de mais de 5º graus pode apresentar riscos para a saúde.

Há alerta de atenção também para ventos costeiros em 26 municípios próximos ao litoral do estado.

Já o alerta de perigo para a onda de frio vale para as cidades de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo. Nesse aviso, além da queda de temperatura de mais de 5ºC, as baixas temperaturas devem permanecer de três a cinco dias.

Frente fria chega no Espírito Santo nesta quinta-feira (29) — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Frente fria chega no Espírito Santo nesta quinta-feira (29) — Foto: Reprodução/ TV Gazeta