Francisquense Luciano Guimarães é o atual Secretário do Conselho Nacional de Cineclubes

Veja mais sobre Luciano Guimarães

O cineclubista, poeta e cineasta francisquense Luciano Guimarães de Freitas é o atual Secretário do Conselho Nacional de Cineclubes.

Luciano é filho da pedagoga Vera Lúcia M. Guimarães, educadora nos primeiros anos da Escola Erasmo Braga, e uma das coordenações de implementação e criação do Parque Ecológico Natural Municipal Sombra da Tarde. E filho do ex-vereador por Água Doce do Norte, José Vitorino de Freitas.

Luciano viveu por toda infância e adolescência em Barra de São Francisco, cidade natal de sua família materna. Atualmente, reside em Vitória. E possui diversa atuação como produtor cultural e cineclubista.

Ao longo de minha vida, a memória foi alcançando uma importância ímpar, e me envolvendo de saudade arrebatadora. Assim, a memória foi se preenchendo de muitas lembranças e recordações, trazidas por mim com a mais doce saudade, a ponto, de que na poesia da lembrança, chega parecer-me voltar no tempo podendo reviver os sentimentos de outrora.

Foi na aurora de minha infância querida, o meu primeiro contato com a riqueza da memória, por meio de histórias contadas pelos meus queridos avós e outros idosos.

Morava com minha família, Pai, Mãe e irmão, em Barra de São Francisco, que naquele tempo ainda era uma pacata cidade do interior capixaba. O momento mais esperado, era os finais semana, quando íamos visitar aos meus avós que moravam na zona rural. Na maioria das vezes, o roteiro seguia para Água Doce do Norte, no Vô Jove e Vó Iraci; e ao dia seguinte, retornávamos pelo Distrito de Monte Sinai (Vermelha), pertencente a Barra de São Francisco, aonde o Vô Valdir e Vó Geni, residiam num pequeno sítio.“, relatou Luciano ao SiteBarra no especial Sem verde, haverá esperança?

Luciano Guimarães vive hoje em Itapecerica da Serra, São Paulo, e assumiu a Secretaria Geral do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Veja mais sobre Luciano Guimarães

Veja mais sobre Luciano também nos links abaixo

 

Vida Saudosas Lembranças: Filme gravado em Águia Branca é apresentado em São Paulo

Saudosas memórias de São Chico

Luciano Guimarães: O Meio Ambiente da minha infância

 

 

 

-->