Fragmentos de óleo são vistos em Guriri e passarão por análise

Material vai para análise para identificar se faz parte do grande vazamento ocorrido na costa brasileira no final de 2019.

Pequenos fragmentos de óleo são encontrados em praia do Norte do ES — Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Mateus

Pequenos fragmentos de óleo foram encontrados na areia da praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, nesta segunda-feira (29).

O material vai para análise para identificar se faz parte do vazamento de óleo ocorrido na costa brasileira no final de 2019. Naquele ano, o Espírito Santo foi o 10º estado brasileiro a ser atingido.

Desta vez, os fragmentos foram encontrados a cerca de três quilômetros do Bosque, no Sul do balneário, sentido Barra Nova.

“A quantidade encontrada é bem pequena. De qualquer forma, ocorrendo mais algum derramamento de óleo, a prefeitura, novamente, vai mobilizar toda sua estrutura para fazer a limpeza da praia”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada.

Manchas reapareceram em outros estados

No Nordeste, também já há notificações sobre o reaparecimento de fragmentos de óleo no litoral.

Na quinta-feira (25), a Marinha do Brasil informou que uma análise feita em amostras do óleo que voltou a aparecer em praias de Alagoas e Pernambuco neste mês de junho apontou que o material é o mesmo que provocou o desastre ambiental registrado na costa brasileira em 2019.

Em Pernambuco, foram encontrados novos fragmentos do óleo em praias de Ipojuca e Tamandaré. Já em Alagoas, o óleo foi visto nas praias de Coruripe, Ipioca, Japaratinga e Maragogi.

No Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (24), fragmentos foram encontrados na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

O material foi recolhido para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro.

Leia mais

Leia também