Fórum de São Petersburgo aborda relações Rússia-América Latina


A mídia russa dá destaque nesta quinta-feira à realização do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Victor Jeifets, editor-chefe da revista da América Latina, disse à agência de notícias Sputnik que Moscou atribui cada vez mais importância à cooperação com os países latino-americanos.

Comentou que em alguns casos o nível de contatos supera o do período da União Soviética e, a esse respeito, destacou o avanço da cooperação nos últimos meses com a compra de vacinas russas contra Covid-19.

Para Jeifets, os embarques do medicamento Sputnik-V para a América Latina contribuíram para a promoção da imagem positiva da Rússia na região, fato que deve ser aproveitado para ‘desenvolver mais laços e mais contatos’, disse.

O também professor da Universidade Estatal de São Petersburgo alertou que ainda há ‘um longo caminho a percorrer’, chamando a atenção para a necessidade de diversificar o comércio.

Ele avaliou que o lado russo deve aumentar o volume de artigos de alto valor agregado em suas exportações para a América Latina.

Entre outros problemas a serem resolvidos, ele citou também o insuficiente apoio do setor bancário russo às empresas interessadas no mercado latino-americano.

(Foto: St. Petersburg International Economic Forum)

Leia mais

Leia também