Fórum de Desenvolvimento reúne lideranças estaduais e internacionais para discutir sustentabilidade

Compartilhe

A 7ª edição do Fórum de Desenvolvimento será realizada nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), em Brasília-DF. O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade composta pelos bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito de todo o País, Finep e Sebrae.

A programação do fórum tem palestras, debates e mesas redondas com a equipe econômica dos candidatos à Presidência da República e integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, incluindo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nessa terça-feira (15), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentará um case da sua experiência com a captação de US$ 30 milhões junto ao BID para o financiamento a micro, pequenas e médias empresas por meio da linha Bandes Retomada.

O diretor-presidente do banco capixaba, Munir Abud de Oliveira, explicará, em vídeo, como foi a experiência e como está sendo a aplicação dos quase R$ 160 milhões na economia capixaba. O relato do Bandes será a partir das 15 horas durante o painel “Cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável”.

“A linha Bandes Retomada vem para apoiar, com capital de giro, a empresa que quer crescer e deseja voltar a investir neste momento econômico. O banco de desenvolvimento capixaba entende seu papel e está atento a esses anseios, pois já temos percebido que há um aumento por essa busca”, explicou Munir Abud.

O Fórum do Desenvolvimento vai debater ainda uma agenda global comum aos cinco continentes, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis, em sintonia com a Agenda 2030. Durante o evento, será apresentado o Plano ABDE 2030, documento criado pela entidade com ações concretas para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement –AFD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do projeto FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis, da Agência Alemã de Cooperação (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ).

“Os associados da ABDE que integram o Sistema Nacional de Fomento estão sintonizados com essa agenda global de desenvolvimento e têm o compromisso de mobilizar recursos para financiar projetos que viabilizem uma transição para uma economia mais sustentável e inclusiva”, afirmou a presidente da ABDE, Jeanette Lontra.

A abertura do Fórum do Desenvolvimento contará com mesa redonda composta por lideranças de instituições financeiras de desenvolvimento. Entre elas a secretária geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Rebeca Grynspan; a Gerente de Instituições para o Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Susana Guerra, a Diretora Geral Adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Marie-Hélène Loison, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache, a Coordenadora Residente das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil), Silvia Rucks; e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix.

O segundo dia do evento terá como tema “Impulsionando as missões do Brasil na agenda da sustentabilidade e inovação”. Serão seis painéis de discussão ao longo do dia, com as participações de presidentes de instituições financeiras de desenvolvimento, acadêmicos e representantes de entidades privadas.

Inscrições e programação completa do Fórum do Desenvolvimento:
https://www.forumdodesenvolvimento.com.br/

Leia também

Quina de São João teve 11 ganhadores; confira os números

Realizado na noite de ontem (25) em Campina Grande, na Paraíba, o concurso 5.881 da Quina, a Quina...

Julho Amarelo: conscientização para combater hepatites virais

O mês de julho é destinado ao alerta à população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta sexta-feira (24)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (24) com diminuição de 1,56% no preço...

A cada aborto legal, 11 meninas são internadas por interrupções provocadas ou espontâneas

CRISTIANO MARTINS E ISABELA PALHARES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cada aborto legal feito em meninas de...

TCU analisa contas do governo federal de 2021

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia hoje (29) as contas do presidente da República, Jair Bolsonaro, relativas ao ano...

RONDÔNIA: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado se aproxima da média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil em Rondônia se aproxima da média...

EDP realiza treinamento de Eficiência Energética em Linhares

  A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou nesta quinta-feira, dia 23, um treinamento para os servidores da Prefeitura...