Fórmula 1 retorna no próximo domingo, 5, com o GP da Áustria no Circuito de Spielberg

No próximo fim de semana, finalmente terá início a temporada 2020 da Fórmula 1, com o Grande Prêmio da Áustria, que há exatamente um ano, agitou a categoria com uma disputa quente entre Max Verstappen e Charles Leclerc.

O palco da primeira corrida será o circuito de Spielberg, que no domingo seguinte receberá mais uma corrida, o GP da Estíria, como forma de remanejar o calendário devido à pandemia de coronavírus.

Localizado nas colinas verdejantes do interior da Áustria, o circuito de Spielberg é de alta velocidade, e os carros ficam mais de 70% do tempo de volta com aceleração máxima. Porém, apesar de ser uma das pistas mais curtas da temporada, com apenas 4,3 km, há diversos pontos de ultrapassagem, o que torna as corridas bastante agitadas.

No ano passado, Charles Leclerc dominou a classificação e liderou quase toda a corrida. Mas havia um Max Verstappen em seu caminho… Depois de cair para oitavo na primeira volta, o piloto da RBR reagiu e, empurrado pelo mar laranja de torcedores holandeses, foi passando um a um seus adversários até colar em Leclerc no fim. Depois de uma primeira tentativa frustrada, Max tomou a ponta na marra e venceu! O toque entre os carros foi investigado, mas os comissários confirmaram a vitória de Verstappen.

A corrida em Spielberg costuma ser disputada no meio do ano, durante o verão na Áustria. O calor e a altitude de quase 800 metros tornam a refrigeração dos carros bastante crítica, o que atrapalhou a poderosa Mercedes nos últimos anos. O asfalto liso e pouco aderente também é um desafio para as equipes.

Globo Esporte

Fórmula 1 retorna no próximo domingo, 5, com o GP da Áustria no Circuito de Spielberg

Visão aérea do circuito de Spielberg, na Áustria (Foto: Reprodução/Google Maps)

Leia mais

Leia também