Força Nacional reforça Operação Verde Brasil 2

Força Nacional reforça Operação Verde Brasil 2

A Força Nacional segue apoiando as ações de fiscalização, de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais Foto: Agência Brasil

A Força Nacional de Segurança Pública continuará apoiando as ações de fiscalização, de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além de combate aos incêndios florestais e queimadas, na área que compreende a Amazônia Legal. A autorização para o emprego do contingente, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi publicada, nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU).

O auxílio em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e à proteção de pessoas e do patrimônio será, em caráter episódico e planejado, de 13 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2021. Esse prazo poderá ser prorrogado, se necessário.

O emprego da Força Nacional ocorre em articulação com as Forças Armadas e com os órgãos de segurança pública, sob a coordenação dos Comandos, no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 foi deflagrada em 11 de maio de 2020 para o combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal.

A missão é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio do Comando Conjunto Norte (CCjN), do Comando Conjunto Amazônia (CCjA), do Comando Conjunto Oeste (CCjO) e do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Verde Brasil 2 também é um trabalho integrado com agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além de membros do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Leia mais

Leia também