Fontes eólica e solar transformam região Nordeste em exportadora líquida de energia elétrica

Compartilhe

Informe técnico publicado na sexta-feira (25/02) pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), aponta que fontes eólica e solar no Nordeste somaram 45,5% na matriz de geração de 2020 e, pela primeira vez, transformaram a região de importadora para exportadora líquida de energia elétrica. A nova configuração da geração no Brasil modificou os intercâmbios entre estados e regiões, proporcionando maior diversidade de soluções de suprimento.

A região Nordeste teve déficit de 21% de geração em 2000, de 3% em 2019, e passou a ter superávit de 12% em 2020, onde superou a demanda total. Em 2000, seis estados realizavam a exportação líquida de energia elétrica, esse indicador passou a 14, em 2020. Essa nova configuração exigiu, entretanto, uma forte expansão das linhas de transmissão, dobrando de 2000 para 2020.

O século 21 está sendo protagonista de matrizes regionais de geração elétrica menos concentradas e mais diversificadas por fonte. No século 20, a expansão hidrelétrica ocorreu prioritariamente junto aos maiores centros de carga, das regiões Sudeste e Sul. Estas duas regiões responderam por quase 70% da geração hidráulica do Brasil ao final de 2000 e, em 2020, o indicador já recuou para 48%.

Além do deslocamento regional, a geração hidráulica perdeu significativa participação ao nível das regiões, sendo complementada por expressivas expansões da eólica, solar e geração por bioenergia.

O agravamento da seca em 2021 e a não necessidade de racionamento é a demonstração de que os encaminhamentos para uma matriz de geração menos dependente da hidráulica foram e estão sendo fundamentais.

Acesse o informe aqui.

Fontes eólica e solar transformam região Nordeste em exportadora líquida de energia elétrica

Informe técnico do MME aponta que fontes eólica e solar transformam região Nordeste para exportadora líquida de energia elétrica Foto: MME

Leia também

Forças policiais solucionam roubo com restrição de liberdade em fazenda e prende três homens em Linhares

Forças policiais solucionam roubo com restrição de liberdade em fazenda e prende três homens em Linhares

Libertadores: Athletico-PR faz dever de casa e avança para oitavas

O Athletico-PR literalmente fez o trabalho de casa nesta quinta-feira (26) e se garantiu nas oitavas de final...

IMPOSTO DE RENDA 2022: Últimos dias para declaração; prazo vai até 31 de maio

<! para a última hora; sou extremamente desorganizada. Antes eu tinha uma contadora, mas ano passado eu fiz...

SP Cia de Dança e Orquestra do Theatro São Pedro estreiam obras

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a Orquestra do Theatro São Pedro iniciam hoje (26), na capital paulista,...

Atlético-MG perde em casa e vê cair invencibilidade na Libertadores

O Atlético-MG perdeu de 2 a 1 para o Tolima, na noite desta quarta-feira (25) no estádio do...

As empresas mais valiosas do Brasil

Segundo levantamento da FinDocs, nos últimos 12 anos apenas uma empresa trocou de posição entre as sete mais valiosas...