Fome aumenta no Espírito Santo e atinge 425 mil lares, aponta IBGE

 

A fome atinge três a cada dez lares do Espírito Santo. Ao todo, são 425 mil domicílios do estado estão em situação de insegurança alimentar. Isso é o que aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-2018) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reportagem é de Luiza Marcondes, do G1 ES.

O levantamento foi feito entre junho de 2017 e julho de 2018. Entram na conta somente os moradores de domicílios permanentes. A pesquisa não considera pessoas em situação de rua. Comparada a última POF, divulgada em 2013, os lares em situação de insegurança alimentar quase triplicaram no Espírito Santo. No Brasil, 3 milhões estão em situação de insegurança alimentar.

A pesquisa considerou que existem 1,385 milhão de domicílios no Espírito Santo. Deles, 69,3%, estão em situação de Segurança Alimentar e 30,7%, que corresponde 425 mil domicílios, possuem algum grau de Insegurança Alimentar.

O IBGE classifica a insegurança alimentar em três níveis:

  • Insegurança alimentar leve: há preocupação ou incerteza quanto acesso aos alimentos no futuro, além de queda na qualidade adequada dos alimentos resultante de estratégias que visam não comprometer a quantidade de alimentação consumida.
  • Insegurança alimentar moderada: há redução quantitativa no consumo de alimentos entre os adultos e/ou ruptura nos padrões de alimentação.
  • Insegurança alimentar grave: há redução quantitativa de alimentos também entre as crianças, ou seja, ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores do domicílio. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no lar.

O IBGE considera que os 450 mil domicílios do Espírito Santo com Insegurança Alimentar possuem 1,321 milhão de habitantes. Desses lares, 21,1% deles estão considerados em insegurança leve, atingindo 926 mil moradores; 6,2% estavam com insegurança alimentar moderada, atingindo 260 mil moradores; e 3,4% em situação grave, atingindo 134 mil pessoas.

Comparada a última pesquisa publicada em 2013, o número de domicílios com insegurança alimentar no Espírito Santo quase triplicou, passando de 10,4% para 30,7% em 2018.

Outros estados

Na comparação com outras Unidades da Federação, o percentual de domicílios com algum grau de insegurança alimentar no Espírito Santo (30,7%) é o quarto menor do país. Os três menores valores foram verificados nos estados da região Sul. O percentual de domicílios em situação de IA grave no Espírito Santo (3,4%) também está entre os menores do país.

 

Leia mais

Governo entrega mais material para produção de kits de proteção contra pandemia

Ação visa entregar materiais à população mais vulnerável. – Foto: Arquivo/EBC ...

ES: acordo proíbe passageiros em pé nos ônibus do Transcol

O Governo do Espírito Santo e o Ministério Público estadual assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proíbe passageiros em pé nos...

Polícia apreende moto roubada em Água Doce do Norte

MOTO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO É RECUPERADA PRÓXIMO A VILA LENITA, ÁGUA DOCE DO NORTE Na noite desta quarta-feira (10.06), durante patrulhamento pela rodovia ES-080,...

Espírito Santo é nota 100 nos dois rankings de transparência da Covid-19

O Espírito Santo obteve nota máxima na segunda...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...