Fisioterapia é destaque na recuperação de pacientes com a Covid-19 no Hospital Roberto Silvares

Compartilhe

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, desenvolve desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Estado o projeto Mobilização Precoce, por meio dos profissionais de fisioterapia da unidade. O trabalho é destaque na evolução e recuperação dos pacientes acometidos pela Covid-19 e um dos pilares no atendimento das equipes multidisciplinares durante as internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Com objetivo de trabalhar a parte motora e respiratória, o projeto atende diversas patologias. Segundo o coordenador da fisioterapia do HRAS, Bruno Prado, tem ajudado especialmente aqueles internados pela Covid-19, devido às dificuldades que o vírus impõe à sua recuperação.

“Um dos objetivos do projeto é mobilizar o paciente da forma mais precoce possível, engajá-lo na movimentação para, assim, conseguirmos evitar demais dificuldades no processo de internação. Todo esse trabalho de despertar é feito respeitando os exames laboratoriais e de imagem, além da condição do próprio paciente, e como diferencial também, trabalhamos com indicadores e evidências científicas”, explicou o coordenador.

Há 13 anos na unidade, e sempre atuando nas UTI’s, Bruno Prado, destaca que o projeto, pela sua proposta, é reconhecido carinhosamente pelos servidores como projeto “Resgatar Raízes”.

“A fisioterapia é uma engrenagem do hospital, é como se ela fizesse rodar os pacientes. O tempo médio de um paciente internado no Roberto Silvares reduziu bastante. O paciente chegava a ficar 25 dias internado na ventilação mecânica, hoje a maioria dos pacientes não chega a ficar 7 dias”, contou Prado.

A dedicação com o cuidado e o trabalho realizado pelos profissionais é reconhecida por toda equipe. Segundo a médica intensivista da unidade, Alaíde França, o trabalho conjunto se traduziu nos excelentes resultados dos pacientes. “Durante a pandemia, os fisioterapeutas se superaram. Digo, como médica, que se não tivéssemos esses profissionais trabalhando conosco, não teríamos tanto sucesso no resultado com os pacientes como tivemos”.
 
Legado da pandemia: ampliação do serviço de fisioterapia

Nos últimos dois anos, em virtude da urgência da Covid-19, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), com apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), passou a contar com 36 profissionais na área da fisioterapia. Com a ampliação e contratação de profissionais, a unidade consegue contemplar o serviço de fisioterapia por 24h por dia nas UTIs – o tempo mínimo previsto segundo normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 7), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de 18h.

Para o superintendente regional de saúde do Norte, Edilson Monteiro, nos períodos críticos da pandemia, a fisioterapia foi fundamental e agora continua trazendo resultados positivos.

“Os fisioterapeutas trabalhavam direto com os pacientes, principalmente aqueles que apresentavam quadro grave em decorrência dos problemas respiratórios da Covid-19. O Governo do Estado nos possibilitou ampliar o número de profissionais e o horário de funcionamento do serviço da fisioterapia, com isso, o HRAS vem se destacando na recuperação mais rápida dos pacientes com o auxílio desses profissionais”, ressaltou o superintendente.

 

Leia também

Comitês gestores do Programa de Revitalização dos rios São Francisco, Parnaíba e Furnas tem novos integrantes

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou os nomes dos integrantes dos Comitês Gestores da Conta do Programa...

Descolamento de retina: Fique atento!

Conversaremos hoje sobre uma das doenças mais graves relacionadas ao olho que existem: o descolamento de retina. Fique...

Saúde promove campanha de vacinação contra Poliomielite em Barra de São Francisco

A mãe Dayane Franco levou a filha Yasmin, de 3 anos e 10 dias, para tomar  1ª dose contra...

Rota do Mel amplia as possibilidades de mercado para apicultores em nove estados brasileiros

Setor com grande potencial de expansão, a apicultura no Brasil é responsável pela geração de mais de 350...

Secretaria da Saúde de AL confirma primeiro caso de varíola dos macacos em turista do Espírito Santo

    Secretaria de Saúde de Alagoas confirma primeiro caso de varíola dos macacos em turista do ES — Foto:...

Homem é assassinado com tiro na cabeça em Barra de São Francisco

A polícia militar do 11º BPM de Barra de São Francisco, foi acionada na manhã desta quarta-feira (10),...

Casa de vereador de São Gabriel da Palha é atingida por tiros

    Vidro da casa de vereador foi quebrado por tiros em São Gabriel da Palha, ES A casa do vereador...

Pesca: exportação de produtos da piscicultura cresce 100% e soma US$ 14,3 milhões em vendas

O Brasil exportou 100% a mais de produtos da piscicultura no primeiro semestre deste ano em comparação com...