Fiocruz e UFMG desenvolvem teste Elisa para novo coronavírus

Fiocruz e UFMG desenvolvem teste Elisa para novo coronavírus

Pesquisadora em bancada do CT Vacinas, onde o teste baseado no método Elisa foi desenvolvido.
– Foto:
Flávio Fonseca / UFMG

O CT Vacinas, núcleo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveu um teste para o novo coronavírus com base no método Elisa, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus em laboratório.

Segundo o professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pesquisador do CT Vacinas, Flávio Fonseca, o Elisa é um teste sorológico mais sensível do que os exames rápidos, ou seja, menos passível de fornecer resultados “falsos negativos”.

“O teste que desenvolvemos detecta a presença de anticorpos contra o vírus. O soro é coletado e o resultado, analisado no laboratório, utilizando uma reação enzimática que se expressa no leitor”, explicou Fonseca, acrescentando que a aparelhagem necessária é relativamente simples, existente em praticamente qualquer laboratório.

Na opinião do docente, a produção nacional de testes é fundamental no enfrentamento ao novo coronavírus. “Como o mundo inteiro demanda insumos para combate à Covid-19, os processos de importação podem levar meses para serem concluídos. Portanto, a produção de testes em massa no Brasil é estratégica para que possamos ser independentes nesse aspecto”, destacou.

O CT Vacinas negocia a cessão dos direitos de produção do antígeno e dos testes de Elisa para instituições públicas e privadas, para uso em larga escala. O grupo não patenteou o teste porque há no mundo outras equipes trabalhando com tecnologia semelhante.

 

Leia mais

Último dia para quem quer participar do Sisu do meio do ano se inscrever no sistema

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira, 10, para o Sistema de Seleção...

Comércio veneciano volta a funcionar nesta quarta-feira, às 8h

O comércio de Nova Venécia volta a funcionar,...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo quente e seco no interior e chuva no litoral, nesta quarta-feira (2)

O tempo quente, seco e com baixos índices de umidade do ar segue predominando na região Nordeste do país, nesta quarta-feira (2), principalmente no...

Léo Rosa fala sobre campanha para tratar câncer: ‘Precisei expor isso publicamente’

Léo Rosa lançou nesta quarta-feira, 1° de maio, uma campanha pela internet para dar continuidade ao...

Leia também

INDICADORES: Boi gordo tem elevação no preço nesta sexta-feira (18)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (18) com queda de 0,16% e o produto é negociado a R$ 250,50 em...

INDICADORES: Preço do café arábica começa a sexta-feira (18) com queda

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (18) com queda de 0,04% no preço e é vendida a R$ 554,16...

Homem é assassinado a tiros no interior de Vila Pavão

Imagem ilustrativa Um homem de 32 anos foi assassinado a tiros na noite de ontem, no Córrego da Puaia, na zona rural de Vila Pavão. Segundo...

Enivaldo anuncia duplicação do polo industrial para atrair empregos

Já falando como candidato, um dia depois de...