Final feliz: família reencontra idoso de 73 anos que estava desaparecido há dois meses no Espírito Santo

Compartilhe

No dia 8 de fevereiro deste ano, a dona de casa Juracy da Silva foi até a casa do irmão, o catador de materiais recicláveis Domingos Ribeiro, de 73 anos, para uma visita de rotina, mas ele não estava.  Nesta data teve início um processo de buscas pelo idoso, que só terminou cerca de dois meses depois, quando a família o reencontrou no Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica. As informações são da TV Gazeta.

Ele havia sido visto pela última vez na praça do bairro Novo Horizonte, na Serra, bairro onde mora e costuma encontrar amigos que também são catadores na região.

“Chegando lá o colega dele disse que ele tinha passado mal perto da pracinha, e que chamaram a ambulância e levaram ele”, disse Juracy.

A partir daí, a busca pelo irmão começou. Juracy e outros parentes passaram por quatro hospitais para verificar se Domingos havia dado entrada, mas não o encontraram.

Os mais de quarenta dias de espera fizeram com que a dona de casa acreditasse que não seria possível encontrar o irmão com a ajuda de conhecidos. Ela decidiu então ir até a Delegacia de Pessoas Desaparecidas.

Um dia após registrar ocorrência, ela recebeu uma ligação com a notícia de que o irmão foi localizado. A foto que ela levou de Domingos foi fundamental para isso. Ele foi identificado no Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica, por conta de uma mania que tem de fechar um dos olhos.

Idoso foi reconhecido após comparação com a foto levada pela irmã à delegacia
Idoso foi reconhecido após comparação com a foto levada pela irmã à delegacia

 

Ele chegou ao local depois de passar por outras duas unidades de saúde. Apesar de falar com a equipe do hospital que se chamava Domingos Ribeiro, o fato dele estar com condições clínicas ruins, com falas desconexas e desorientado, não deixava a equipe ter certeza da identidade.

“Ele se identificou assim, mas como estava desorientado, não tínhamos certeza. Iniciamos então uma busca ativa com os equipamentos disponíveis como o SUS, Cras, Creas, e redes de contatos de amigos que temos. Foi por meio dessas redes que conseguimos o contato de uma pessoa do núcleo de desaparecidos. Ela informou que a família tinha feito um boletim de ocorrência. Com o telefone, ligamos para a família e foi só alegria pra eles receberem a ligação”, contou a psicóloga do hospital Sheila Alvarenga

Depois de 45 dias de internação, Domingos Ribeiro estava recuperado e pôde receber novamente o abraço da irmã.

A felicidade tomou conta também da equipe que cuidou do idoso. Não apenas pela emoção do reencontro, mas por ter contribuído para que a história tivesse final feliz, diferentemente de outros casos que acontecem no hospital.

“Todo mundo vibrou. Foi muito importante. Quando entramos em contato com o familiar, e ele recebe a notícia vibrando, e vem buscar, para nós é um grande motivo de alegria, porque nem sempre é assim. Queríamos que todas as pessoas tivessem os familiares procurando por elas, com as portas abertas para recebê-las”, salientou Sheila.

Agora em casa, Juracy toma conta de Domingos Ribeiro e também de uma sobrinha que tem problemas de saúde e mora com ela.

“Todo mundo fala que eu vou ganhar metade do céu. Vou cuidar dele até Deus dizer chega”, disse Juracy.

 

Leia também

COVID-19: Brasil registra tendência de alta nos casos

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) revelam que o Brasil pode estar passando por um novo...

Secretaria da Mulher faz campanha contra a Exploração Sexual Infantil

  Várias servidoras – e pelo menos um servidor – da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social...

Polícia de Aracruz prende um homem e apreende cerca de três Kg de maconha

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Aracruz, prendeu,...

Lideranças da região do Itaúnas já se mobilizam para audiência pública da ES-320

O líder do Comitê de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Itáunas, José Carlos Alvarenga, o Carlinhos, assegurou...

MERCOSUL: Comissão do Congresso aprova acordo sobre facilitação do comércio

A Comissão da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou, nesta terça-feira (17), o texto do Acordo...

Jovem é espancada e ameaçada com foice pelo companheiro em Nova Venécia

Uma jovem, de 17 anos, foi espancada pelo companheiro na tarde desta quinta-feira, dia 19, no bairro Ascensão,...