Fim do Carnaval: saiba quais serão os próximos feriados e pontos facultativos no ES

Compartilhe

Com o Carnaval chegando ao fim, muita gente começa a voltar à rotina já a partir da Quarta-feira de Cinzas ou na quinta-feira (03). Apesar de não estar no calendário de feriados oficiais no Brasil — é considerado ponto facultativo — o Carnaval é uma época em que muitos reservam para tirar alguns dias de folga.

Passado esse período, muita gente já começa a pensar no próximo “feriado prolongado”. A próxima data em que vai ser possível tirar mais alguns dias de folga ocorre daqui a pouco mais de um mês, no feriado nacional da Semana Santa.

Neste ano, a Sexta-feira da Paixão de Cristo vai cair no dia 15 de abril. No mesmo mês, outro feriado nacional ocorre menos de uma semana depois: o de 21 de abril, Dia de Tiradentes, que neste ano cai numa quinta-feira.

No Espírito Santo, os dias de folga podem se estender ainda mais, já que no dia 25 de abril, segunda-feira, será comemorado o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado. Tradicionalmente, esse feriado estadual é celebrado oito dias após a Páscoa.

Se em abril os brasileiros, especialmente os capixabas, terão muitos dias para descansar, a partir daí boa parte dos feriados vai coincidir com fins de semana ou vai cair na quarta-feira, quando geralmente não se “enforcam” os outros dias — o chamado “feriado prolongado”.

O feriado seguinte mesmo, do Dia Mundial do Trabalho (celebrado no dia 1º de maio), será em um domingo.

No dia 16 de junho, que neste ano cai numa quinta-feira, é celebrado o dia de Corpus Christi. A data não é considerada feriado nacional, mas a maior parte das cidades brasileiras a adota como tal.

Depois disso, o feriado nacional seguinte só vai ocorrer no dia 7 de setembro, quando comemora-se a Independência do Brasil. Neste ano, a data cai numa quarta-feira.

No entanto, para quem mora na capital Vitória, o feriado será extendido, já que no dia 8 de setembro é comemorado o aniversário da cidade.

A partir daí, os próximos feriados nacionais são: 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), que cai numa quarta-feira; 2 de novembro (Finados), que também será na quarta-feira; 15 de novembro (Proclamação da República), uma terça-feira; e 25 de dezembro (Natal), que cairá num domingo.

Já no dia 28 de outubro, uma sexta-feira, é celebrado o Dia do Servidor Público. A data não é considerada feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Além dos feriados nacionais e estaduais, cada município possui autonomia para definir seus feriados municipais, geralmente celebrando o aniversário da cidade e/ou o dia do seu santo padroeiro.

Confira quais são os próximos feriados nacionais e estaduais no ES

15 de abril, sexta-feira – Paixão de Cristo
21 de abril, quinta-feira – Tiradentes
25 de abril, segunda-feira – Nossa Senhora da Penha (estadual)
1º de maio, domingo – Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro, quarta-feira – Independência do Brasil
12 de outubro, quarta-feira – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro, quarta-feira – Finados
15 de novembro, terça-feira – Proclamação da República
25 de dezembro, domingo – Natal

Confira os próximos pontos facultativos de 2022

16 de junho, quinta-feira – Corpus Christi
28 de outubro, sexta-feira – Dia do Servidor Público

 

 

Leia também

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta quarta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (25) com queda de 0,88% no preço...

ES: jovem é presa suspeita de matar namorada do ex a facadas por ciúme

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" Uma mulher de 18 anos foi presa pela equipe da Delegacia de Polícia de...

Treinador Marcelo Gregório recebe jogadores do Santos no Estádio Joaquim Alves de Souza

Os jogadores do Santos de Barra de São Francisco, se apresentaram ao técnico e supervisor da equipe, Marcelo...

Governo federal regulamenta o teletrabalho na administração pública

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (17) que publicará um decreto presidencial estabelecendo a possibilidade de trabalho remoto...

Cresce número de casos suspeitos de hepatite infantil misteriosa no Brasil

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Subiu para 47 o número de casos em investigação da hepatite infantil de causa...

I Exponoroeste começa nesta quarta, 25; confira os 92 expositores confirmados para o evento

A I Exponoroeste, Feira de Economia Solidária, Artesanato, Agroindústria e Agricultura Familiar começa na tarde desta quarta-feira, 25,...