Filho de professora de Nova Venécia é cirurgião das Forças Armadas da República Dominicana

Compartilhe

Wolney, ou para os amigos, apenas Nenga, é cirurgião no País caribenho, local que formou família, tem dois filhos e é naturalizado dominicano


Filho da professora aposentada Ausenira Bellucio de Azevedo e do autônomo Walter Barboza de Azevedo, irmão da Luciana Bellucio, Wolney Bellucio D Azevedo, 47 anos, mora há 19 anos na capital da República Dominicana, em Santo Domingo. A reportagem especial é de Cintia Zaché, da Rede Notícia.

Cirurgião craniomaxilofacial bucomaxilofacial, Wolney, ou para muitos venecianos, Nenga, é cirurgião facial da Direção Nacional de Controle de Drogas, da Presidência da República Dominicana, membro ativo do Hospital Central das Forcas Armadas Dominicanas, casado com Lisa Del Carmen Ferreira de Bellucio, pai de Rodrigo Alejandro Bellucio Ferreira, 13, e Miranda Bellucio Ferreira, 11.

» Wolney é casado com a dominicana Lisa, e pai de Rodrigo e Miranda

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (FONF), no Rio de Janeiro, Wolney conta que chegou a República Dominicana através de um amigo. “Fiz amizade em São Paulo, quando estava fazendo residência, com um dominicano, o doutor Manuel Ventura, que me convidou para vir para vir para cá. Estou até hoje”, diz.

De acordo com Wolney, o primeiro emprego por lá, foi como professor de uma universidade. “O dominicano é um povo muito acolhedor. Casei em 2007, minha esposa é dominicana, sou naturalizado dominicano. Aqui tem praia para tudo que é lado, isso é muito bom, moro há duas horas de Punta Cana. Além das praias, o País se destaca por seus resorts e o golfe”, conta.

Antes de chegar ao País caribenho, o profissional contou com aprimoramento de lesões de armas de fogo de grosso calibre, no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, fez residência médica voltada para Apneia do Sono, Cirurgia e Trauma Facial, Cirurgia da Face e Pescoço, com Doutor Nelson Colombini.

Wolney também tem três publicações científicas no Jornal Brasileiro de Cirurgia Craniomaxilofacial.

» Decreto assinado pelo presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez, autorizando Wolney Bellucio D Azevedo a ser membro das Forças Armadas, de acordo com o Artigo 55 da Constituição, estando vigente até hoje
» Wolney atua também no Hospital Central das Forcas Armadas Dominicanas

Nova Venécia

Nascido em Vila Velha, Wolney mudou-se com a família, quando tinha cerca de um ano de idade, para Nova Venécia. Estudou na Escola-Casa Montessoriana A Ciranda, EMEF Professora Claudina Barbosa, EMEF Dr. Adalton Santos (Polivalente), e EEEF Dom Daniel Comboni (Estadual). Os professores, Maria Ireny, Suely, Celso Campos, Idalina, Oscarlino, são alguns dos profissionais da Educação veneciana, citados pelo cirurgião como lembrança. “De Nova Venecia sinto falta da roça do meu avô, seu Matheus Bellucio(In Memória) e da liberdade de ir para o colégio sozinho. Da casa da vovó Julieta, dos vizinhos: Maria Rosa e Chapadinha, os  Zampirolli. Sinto saudades dos meus sobrinhos, irmã, de pescar no córrego, de esperar meu pai e minha mãe para fazer compra no sábado, sinto saudades do Colina Club, e daquela taiadela”, descreve.

Wolney conta que devido à pandemia do novo coronavírus, não pôde mais visitar a família em Nova Venécia. “Estamos planejando em ir o ano que vem, no segundo semestre, para matar a saudade de todos, da família, dos amigos e da cidade”, finaliza.

» Wolney é filho da professora aposentada Ausenira Bellucio de Azevedo, e irmão da Luciana

» Wolney Barboza de Azevedo (E) durante procedimento no hospital

Leia também

Motociclista morre em acidente na Rodovia do Café em São Gabriel da Palha

Um homem de 38 anos, identificado apenas como Cláudio Bruno, morreu em um acidente com a moto em...

Quais membros da família podem pedir abertura do inventário?

Em primeiro lugar está o cônjuge ou companheiro, depois vem o herdeiro que se encontra na posse dos...

Dia do Estudante é comemorado com intercâmbio entre escolas

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntate com o CMEITI Maria Caliman...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem baixa nesta quinta-feira (11)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (11) com baixa de 1,83% e o produto...

Trata Brasil aponta falta de investimentos como causa da desigualdade no saneamento básico

Para o Instituto Trata Brasil, a falta de investimento em saneamento básico nas regiões mais distantes do Brasil,...

Seag e DER/ES liberam fornecimento de 6,6 mil m² de material para calçamento no córrego do Itá

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES) e da Secretaria Estadual de...

Mandioca de 9 kg é colhida em quintal de casa no Espírito Santo

    Mandioca de 9 kg é colhida no ES Uma mandioca de cerca de 9 kg foi colhida em uma...

Inscrições para o Fies abertas esta semana

O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2022 abriu inscrições nesta terça-feira...